Calendários do possível: o jogo da constelação e do tempo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i34p66-77

Palavras-chave:

processo de criação, jogo, colagem e montagem.

Resumo

O processo de criação é uma trama sem início datado, vivenciado entre o sujeito artista e sua obra, é constituído por uma sequência de gestos de escolha, abandono, confronto com materialidades e com certa constelação de experiências e experimentações. Considerando os processos criativos da artista mineira Rivane Neuenschwander, selecionei o tema do calendário como potência criativa de duas obras da artista a fim de analisar o procedimento da colagem e da montagem de modos distintos. Interessa observar esses procedimentos especificamente no campo das imagens em que notamos a colagem como uma ação - um ato de colar, ou uma citação; enquanto a montagem se direciona para organização espaço-temporal das obras no espaço expositivo ou na composição dos trabalhos em si. A partir dessa distinção conceitual, investigarei como ambos os procedimentos influenciam um ao outro na construção da obra e na maneira de como o calendário foi utilizado como noção poética de regra pela artista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Letícia Weiduschadt, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Artes - EBA/UFMG; Professora do curso de Artes Visuais da Universidade do Estado de Minas Gerais - Escola Guignard.

Referências

BOURRIAUD, Nicolas. O que é um artista (hoje)? In: Revista Arte & Ensaios. Revista do Programa de PósGraduação em Artes Visuais, Rio de Janeiro: EBA/ UFRJ, 2003, vol 10.

BOURRIAUD, Nicolas. Radicante: por uma estética da globalização. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BUCHLOH, Benjamin. Atlas de Gerhard Richter: o arquivo anômico. 2002.

COMPAGON, Antoine. O trabalho da citação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

DONDIS, Donis. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

MOURA, Rodrigo (org.). Cadernos SESC Videobrasil. São Paulo: Edições SESC SP, 2011.

NEUENSCHWANDER, Rivane. Ici lá-bas aqui acolá. Belo Horizonte: [s. n.], 2005.

NEUENSCHWANDER, Rivane. Mal-entendidos. São Paulo: MAM, 2014.

NEUENSCHWANDER, Rivane; MALMO KONSTHALL. At a certain distance. Malmö: Malmö Konsthall, 2010.

NEUENSCHWANDER, Rivane; HERKENHOFF, Paulo; NEW MUSEUM; IRISH MUSEUM OF MODERN ART. Um dia como qualquer outro. Rio de Janeiro: Cobogó, 2010.

O'DOHERTY, Brian; MCEVILLEY, Thomas. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

PERLOFF, Marjorie. O momento futurista: avant-garde, avant-guerre e a linguagem da ruptura. São Paulo: Edusp, 1993.

POINSOT, Jean-Marc. Quand l’ouevre a lieu: l’art exposé et ses récits autorisé. Genève: Institut d’art contemporain, 1999.

RAYMOND, Yasmil. In: NEUENSCHWANDER, Rivane; HERKENHOFF, Paulo; NEW MUSEUM; IRISH MUSEUM OF MODERN ART. Um dia como qualquer outro. Rio de Janeiro: Cobogó, 2010.

STILES, Kristine; SELZ, Peter. Theories and documents of contemporary art: a sourcebook of artists´ writings. Berkeley: University of California Press, 1996.

Downloads

Publicado

2018-08-08

Como Citar

Weiduschadt, L. (2018). Calendários do possível: o jogo da constelação e do tempo. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 34, 66-77. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i34p66-77