Duas cavalgaduras: o processo criativo como objeto da ficção

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i39p80-91

Keywords:

Processo de criação, manuscrito moderno, história do livro, Monteiro Lobato, metaliteratura.

Abstract

Análise do conto “Duas cavalgaduras”, de Monteiro Lobato, publicado pela primeira vez na Revista do Brasil, em 1923, e no mesmo ano inserido na coletânea O macaco que se fez homem, quarto e último livro de contos do escritor. Trata-se de um conto singular na sua produção, devido a uma soma de elementos que lhe são estruturantes: o recurso intensivo à metalinguagem, a inserção de proposições teóricas sobre a produção e a recepção da literatura, a retomada e a discussão da tradição por meio da intertextualidade, a sugestão de relações pessoais no sistema literário brasileiro dos anos 1920. Além disso, a análise debruça-se também sobre o processo de escrita do conto, por meio da comparação de duas de suas variantes. Enquanto outros contos sofreram pequenas modificações depois da publicação em periódico, este foi dos mais intensamente modificados num curto espaço de tempo.

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Author Biography

  • Milena Ribeiro Martins, Universidade Federal do Paraná

    Professora do curso de Letras da UFPR, vinculada ao programa de Pós-graduação em Letras da mesma universidade.

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Published

2019-12-26

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How to Cite

Martins, M. R. (2019). Duas cavalgaduras: o processo criativo como objeto da ficção. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 39, 80-91. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i39p80-91