Livros, infâncias e materialidades: uma reflexão sobre mediação de leitura

Autores

  • Camila Feltre Universidade Estadual Paulista
  • Cristiane Rogério A Casa Tombada

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i37p25-38

Palavras-chave:

Materialidade dos livros, Leitura, Processos de criação, Infância.

Resumo

O artigo busca discutir sobre a materialidade dos livros e suas possíveis relações com os leitores, aproximando-se de temas como acessibilidade, experiência de leitura, intimidade e formas de mediação. Os “livros ilustrados”, ou picture books em inglês, são livros que podem nos causar dúvidas sobre como manuseá-los e explorar seus limites devido a seus diferentes formatos, sendo eles sanfonados, inseridos em caixas, com conteúdo na frente e no verso, podendo também ter capa dura e ser muito grandes ou muito pequenos. Colocamos como parte deste grupo – e também do desafio na mediação – os livros em que é necessário apresentar o objeto “livro” para narrar uma história, porque o texto está sob uma perspectiva e a imagem sob outra, por exemplo. Porém, entendemos que estes livros, em que a intenção com a materialidade está mais clara, podem afetar as mediações possíveis com outros livros, pessoas, mundos. Afinal, dos bebês aos adultos, como podemos convidá-los à leitura com estes livros-objetos? Como notamos as sutilezas da materialidade como parte da narrativa? Como propor esta dança da leitura que estes livros permitem? Leituras que vêm e vão, abrem e fecham, mostram surpresas e instigam leituras sem fim. Sinta-se convidado à leitura deste artigo.

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Biografia do Autor

  • Camila Feltre, Universidade Estadual Paulista

    Doutoranda em Artes no Instituto de Artes da UNESP e Mestra em Artes pela mesma instituição. Graduada em Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário Belas Artes. Escreveu o livro "É um livro? Mediações e leituras possíveis" publicado pela Editora UNESP, fruto da pesquisa de mestrado. Desde 2013 é integrante do GPIHMAE, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imagem, História, Memória, Mediação, Arte e Educação no Instituto de Artes da UNESP. Desde 2007 atua como arte educadora em instituições culturais como Centro Cultural São Paulo, Espaço de leitura, Casa das Rosas e no Programa de iniciação artística (PIÁ) da Secretaria Municipal de Cultura. Atualmente oferece cursos e oficinas de artes e literatura para crianças e famílias e realiza formação com professores e educadores. É professora na Pós-graduação O livro para a infância; da Faculdade de Conchas, com sede na Casa Tombada, e na Pós-graduação da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). É artista educadora integrante do coletivo BARCA, que realiza intervenções artísticas com foco no brincar.Tem interesse nas áreas de mediação cultural, artes visuais, literatura e educação.

  • Cristiane Rogério, A Casa Tombada

    Professora especialista em narração de história, jornalista, foi editora 8 anos da Revista Crescer, coordenou Lista dos 30 Melhores Livros Infantis; criadora do blog Esconderijos do Tempo. É coordenadora da Pós O livro para infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos, da faculdade de Conchas, com sede n´A Casa Tombada. Atua especialmente na pesquisa de literatura infantil, ministrando cursos e palestras sobre o tema em outros espaços de educação com formação para adultos.

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Publicado

2019-06-26

Como Citar

Feltre, C., & Rogério, C. (2019). Livros, infâncias e materialidades: uma reflexão sobre mediação de leitura. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 37, 25-38. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i37p25-38