Criação em processo: das narrativas do desejo de Pedro Almodóvar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i40p50-64

Palavras-chave:

cinema, roteiro, direção, Almodóvar, processo de criação.

Resumo

Pedro Almodóvar é um dos mais importantes cineastas espanhóis vivos. Pertence à extirpe de criadores que trabalham em processo criativo contínuo, estabelecendo relações entre um filme e outro, entre uma parte e o todo, já que a sua obra é construída por personagens e temas que se repetem sob diferentes perspectivas ao longo do tempo, traduzindo um universo temático inconfundível. O seu processo de criação é iniciado com a palavra para assim chegar na imagem, através de procedimentos de investigação e experimentação durante a criação e produção de seus filmes. Este estudo foi feito utilizando entrevistas do diretor e a análise de alguns de seus filmes. E a partir das teorias de Cecília Almeida Salles sobre processos de criação, que tem como base a semiótica de C.S. Peirce e propõe diálogos com autores como Edgard Morin, Vincent Colapietro, Zygmunt Bauman e Pierre Musso, olhamos para o projeto poético do cineasta, considerando suas escolhas artísticas e procedimentos de criação para a construção de seus universos fílmicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela Jaime Smith, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Mestranda em Comunicação e Semiótica pela PUC SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), orientada por Cecília Almeida Salles. Bolsista da CAPES, Brasil. Graduada em Letras (Francês/Português) pela Universidade de São Paulo, em S. Paulo/SP. Possui experiência profissional como atriz, dramaturga, diretora, roteirista e educadora nas áreas de Cinema e Teatro, assim como em Produção e Revisão de Textos. Investiga os processos e procedimentos criativos e comunicacionais relacionados à criação da dramaturgia cinematográfica e teatral.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Smith, D. J. (2020). Criação em processo: das narrativas do desejo de Pedro Almodóvar. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 40, 50-64. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i40p50-64