Ao redor do invisível: o tempo em suspensão no processo criativo de Cláudia França

Autores

  • Aparecido José Cirillo Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0001-6864-3553
  • Stela Maris Sanmartin Universidade Federal do Espírito Santo ORCID http://orcid.org/0000-0001-7276-0584

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i40p21-32

Palavras-chave:

Cláudia França, Processo de Criação, Desenho, Criatividade, Escultura expandida

Resumo

Nesse artigo nos aproximamos da reflexão de que uma obra colocada ao público, se vista pelos seus bastidores, por aquilo que a contém e que a gerou, pode fornecer dados inestimáveis para a História da Arte e para os estudos dos processos criativos. Assim, este artigo busca desenvolver um estudo reflexivo sobre o tempo como disparador e como matéria no processo criativo de Cláudia França, na exposição “Trabalho do Chão”, de 2019, quando recria um ambiente doméstico de forma simbólica, buscando gerar reflexões sobre as noções de paisagem e arquitetura e as relações humanas. Partimos da hipótese de que a artista corta o espaço e o reconstrói em uma espécie de tempo como instante, fragmento de uma duração interrompida. Estudamos os cadernos da artista e seus demais documentos de processo, para compreender algumas das escolhas que levaram ao formato final da obra apresentada ao público. Buscamos revelar como procedimentos tradicionais do desenho são incorporados em uma poética tridimensional que compartilha a intimidade da artista. Tratamos seu procedimento a partir de conceitos de criatividade e inovação que toma processos clássicos e os reelabora na construção de uma obra que questiona os limites do desenho e da escultura contemporâneos.

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Biografia do Autor

  • Aparecido José Cirillo, Universidade Federal do Espírito Santo

    É pesquisador vinculado ao LEENA-UFES (grupo de pesquisa em Processo de Criação); Bolsista Produtividade em Pesquisa (PC-FAPES). Professor Permanente do Programa de Mestrado em Artes (PPGA/UFES) e do Programa de Mestrado em Comunicação (PPGCS/UFES) e artista plástico. Possui graduação em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999); doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e Pós-doutorado em Artes pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2015/2016). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes visuais e Teorias e História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: artes plásticas contemporâneas (em especial no Espírito Santo), escultura e arte pública; teoria do processo de criação e arquivos pessoais; memória e patrimônio. É editor da Revista Farol (PPGA-UFES, ISSN 1517-7858) e membro do conselho científico da Revista: Estúdio (ISSN 1647-6158/ eISSN 1647-7316) e da Revista Manuscrítica (ISSN 1415-4498). Foi diretor do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo de maio de 2005 a janeiro de 2008 e Presidente da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética (2008-2011). Atuou como Pró-reitor de Extensão da UFES (jan. 2008-fev.2014). É Coordenador do Programa de Pós-graduação em Artes da UFES. Desenvolve pesquisas sobre arte pública com financiamentos do CNPQ e FAPES.

  • Stela Maris Sanmartin, Universidade Federal do Espírito Santo ORCID http://orcid.org/0000-0001-7276-0584
    Stela Maris Sanmartin, graduada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas na FAAP (1989), Máster em Criatividade Aplicada Total pela Universidade de Santiago de Compostela (1999), Mestre em Artes pela Unicamp (2004) e Doutora em Educação pela USP (2013). Atuou 10 anos em Secretarias do Estado de São Paulo, 6 anos na Secretaria do Menor como arte educadora e supervisora e na Secretaria de Estado da Cultura, foi assistente da direção geral da Oficina Cultural Oswald de Andrade e posteriormente coordenadora da equipe técnica, responsável pelas Programações Culturais. Foi docente na FAAP de 1994 a 2014 na graduação e pós-graduação São Paulo e São José dos Campos. Exerceu cargos administrativos de chefia de departamentos e coordenação. Foi coordenadora de área do curso de Artes Plásticas e coordenadora do curso FAAP/UFP conducente ao Mestrado em Criatividade e Inovação conveniado com a Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Foi docente do MBA em Gestão Educacional, Marketing Esportivo e coordenadora do curso de Especialização em Criatividade e Inovação na Escola Trevisan de Negócios. Atuou como professora convidada do curso de Especialização em Linguagens da Arte no Centro Universitário Maria Antonia, vinculado à Universidade de São Paulo e do curso de Especialização em Docência do Ensino Superior na UNIMESP-FIG. É membro do Instituto Avançado de Criatividade Aplicada Total IACAT, Santiago de Compostela, Espanha e membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação CRIAbrasilis; membro do Conselho Editorial Nacional da Revista Ibero-Americana de Criatividade e Inovação RECRIAI (Iberoamerican Journal of Creativity and Innovation ); consultora na área da Criatividade e Inovação e autora dos livros "Criatividade e Inovação na Empresa: do potencial à ação criadora" (2012), "Criatividade no processo de coaching"(2013) e "Intuição e Criatividade na tomada de decisões" (2017) pela Trevisan Editora.Foi professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo e sub chefe do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação do Centro de Educação (de agosto de 2014 à janeiro de 2017) na Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente professora adjunto II e chefe do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo em Vitória. Professora pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores em Arte (CNPq) http://lattes.cnpq.br/3612410780790990 liderado pela Profª Drª Rosa Iavelberg FEUSP e líder do Grupo de Pesquisa em Criatividade, Educação e Arte GPCEAr (CNPq)www.dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3651130446369665 Membro da Câmara de Assessoramento em Inovação da FAPES/ES.

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Cirillo, A. J., & Sanmartin, S. M. (2020). Ao redor do invisível: o tempo em suspensão no processo criativo de Cláudia França. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 40, 21-32. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i40p21-32