Da avalanche lírica em redes sociais: remediações poéticas em Snow, de Shelley Jackson

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p41-55

Palavras-chave:

Redes sociais, Poema em prosa, Materialidades, Temporalidades, Shelley Jackson

Resumo

A popularização de redes sociais tem culminado num consumo massivo de dados, textos e fotos, majoritariamente destituídos de qualquer pretensão artística. No entanto, há perfis nas redes que se valem dessa mídia para constituir propostas de força crítica e lírica. Neste artigo, analisamos um projeto de criação de tal natureza: o poema em prosa Snow, de Shelley Jackson, composto por fotos de palavras escritas na neve, postadas ao longo de anos por uma conta no Instagram. Entre outras questões, interessa ao presente estudo discutir as remediações poéticas que constituem essa obra no percurso criativo da palavra à neve, à foto, à rede, bem como os impactos que essa materialidade estratificada traz a Snow em termos de sua complexa temporalidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vinícius Carvalho Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

    Professor do Departamento de Letras e do PPG de Estudos da Linguagem, na UFMT

Referências

BERENS, Kathi Inman. E-Lit’s #1 Hit: Is Instagram Poetry E-literature? Electronic Book Review. Disponível em: <https://electronicbookreview.com/essay/e-lits-1-hit-is-instagram-poetry-e-literature/>. Acesso em: 30/03/2020.

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding New Media. Cambridge: MIT Press, 2000.

CHKLOVSKI, Victor. A arte como procedimento. In: TODOROV, Tzvetan (Org.). Teoria da literatura: textos dos formalistas russos. Trad. Roberto Leal Ferreira. São Paulo: UNESP, 2013, p. 83-108.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. Trad. Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: Ubu, 2017.

GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. Trad. Álvaro Faleiros. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

HOW Instagram Saved Poetry. The Atlantic. 2018. Disponível em: <https://www.theatlantic.com/technology/archive/2018/10/rupi-kaur-instagram-poet-entrepreneur/572746/>. Acesso em: 29/03/2020.

INSTAPOETAS, o fenômeno que tirou a poeira da poesia. Veja. 2018. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/especiais/instapoetas-o-fenomeno-que-tirou-a-poeira-da-poesia/>. Acesso em: 02/04/2020.

JACKSON, Shelley. Instagram: @snowshelleyjackson. 2014. Disponível em: <https://www.instagram.com/snowshelleyjackson/>. Acesso em: 29/03/2020.

JACKSON, Shelley. Patchwork Girl. Pendrive. Watertown: Eastgate Systems, 1995.

JACKSON, Shelley. Room for So Much World: A Conversation with Shelley Jackson. [Entrevista concedida a] Scott Rettberg. Electronic Book Review, January 6, 2019. Disponível em: <https://electronicbookreview.com/essay/room-for-so-much-world-a-conversation-with-shelley-jackson/>. Acesso em: 30/03/2020.

JACKSON, Shelley. Shelley Jackson’s Ineradicable Stain. n.d. Disponível em: <http://www.ineradicablestain.com/skindex.html>. Acesso em: 29/03/2020.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

LANDOW, George. Hypertext: The Convergence of Contemporary Critical Theory and Technology. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1992.

MANDELBAUM, David G. (Ed.). Selected Writings of Edward Sapir in Language, Culture, and Personality. Berkeley: University of California Press, 1991.

MCLUHAN, Marshall. Understanding Media: The Extensions of Man. Cambridge: MIT Press, 1964.

MILLNER, Maggie. Instapoets Prove Powerful in Print. Poets & Writers Magazine, California, v. 46, n. 4, 2018.

NACHER, Anna. The Creative Process as a Dance of Agency – Shelley Jackson’s Snow: Performing Literary Texts with Elements. In: MADURO, Daniela (Org.) Digital Media and Textuality: from Creation to Archival. Bielefeld: Transcript, 2017, p. 169-186.

PIGNATARI, Décio. Semiótica e literatura. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.

RODRÍGUEZ-GAONA, Martín. La lira de las masas: Internet y la crisis de la ciudad letrada. Uma aproximación a la poesía de los nativos digitales. Madrid: Páginas de Espuma, 2019.

SANTAELLA, Lúcia. A teoria geral dos signos. São Paulo: Editora Pioneira, 2000.

TALBOT, William Henry Fox. The Pencil of Nature. New York: Da Capo Press, 1969.

TAVARES, Otávio Guimarães. A interatividade na poesia digital. 2010. 120 fl. Dissertação (Mestrado em Literatura). Programa de Pós-Graduação em Literatura, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Como Citar

Pereira, V. C. (2021). Da avalanche lírica em redes sociais: remediações poéticas em Snow, de Shelley Jackson. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 44, 41-55. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p41-55