Vestígios de memórias, camadas de esquecimento: o arquivo como construção poética

Autores

  • Andre Eduardo Ribeiro da Fonseca Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p205-219

Palavras-chave:

Gravura, Fotografia, Imagens Digitais, Poéticas Visuais

Resumo

Este artigo propõe expor o percurso criativo da construção de um trabalho artístico, cujo processo utiliza arquivos de imagens como estratégia poética. A produção artística em questão é a série Entre: camadas de ausência (2020) de Andre Eduardo Ribeiro da Fonseca. Trata-se de uma série gráfica cujo intuito foi estreitar o diálogo entre a gravura e a fotografia através da utilização de recursos digitais. O fio condutor dessa busca poética são as relações entre as lembranças, as recordações, as ausências e o esquecimento, alimentadas a partir do uso de um arquivo de imagens de família.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andre Eduardo Ribeiro da Fonseca, Universidade Estadual de Campinas

    Artista visual, pesquisador e professor. Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na linha de pesquisa de Poéticas Visuais. Bacharel em Artes Plásticas e Licenciado em Educação Artística pela mesma universidade. Contato: andrerfonseca@gmail.com

Referências

Arantes, P. Memórias do futuro: a utilização de material de arquivo na arte contemporânea. ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes, v. 1, n. 1, 2014.

Assmann, A. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.

Bosi, E. Memória e Sociedade: Lembranças de velhos. 2ª ed. São Paulo: Queiroz, 1983.

Buchloh, B. Atlas de Gerhard Richter: o arquivo anômico. Arte e Ensaios número 19, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2009.

Camargo, I. Gaveta dos guardados. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

Costa, L. A poética da memória e o efeito-arquivo no trabalho de Leila Danziger. Arte e Ensaios número 19, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2009.

Fonseca, A. Entre: camadas de ausência. 2021. (Dissertação de mestrado). 121 p. Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.

Fonseca, A. Disponível em < https://www.instagram.com/fonsecaandreeduardo/> Acesso em 15 de set. 2021.

Gaia Virtual. Disponível em:

< https://www.iar.unicamp.br/gaia/gaia-virtual/exposicoes-anteriores//> Acesso em 15 de set. 2021.

Ostrower, F. Acasos e criação artística. 2ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

Richter, G. Disponível em: <https://www.gerhard-richter.com>. Acesso em 15 de set. 2021.

Rosengarten, R. Entre memória e documento: a viragem arquivística na arte contemporânea. Lisboa: Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Coleção Berardo. 2012.

Salles, C. A. Gesto inacabado. Processo de criação artística. 5ª Ed., São Paulo: Intermeios, 2011.

Sontag, S. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Como Citar

Fonseca, A. E. R. da. (2021). Vestígios de memórias, camadas de esquecimento: o arquivo como construção poética. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 44, 205-219. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p205-219