Processos de criação da canção na Belle Époque carioca e alguns apontamentos sobre o Modernismo

Autores

  • Celio Rentroia Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i46p6-20

Palavras-chave:

Canção brasileira, Processo de criação, Belle Époque carioca, Teatro musicado, Modernismo

Resumo

O presente artigo investiga os processos de criação e performance da canção na Belle Époque carioca, observando os trânsitos entre teatro musicado e música popular. A partir desse foco, são examinados alguns princípios modernistas que impactaram a compreensão da arte brasileira, e cujos reflexos se estendem até a atualidade. A metodologia dialoga com a teoria crítica de processos de criação de Cecilia Salles e com os estudos sobre performance de Ruth Finnegan e Paul Zumthor. Foram analisados estudos críticos, partituras, e fontes históricas e biográficas.

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Biografia do Autor

  • Celio Rentroia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutorando em Música pelo PPGM-UFRJ.

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

Rentroia, C. (2022). Processos de criação da canção na Belle Époque carioca e alguns apontamentos sobre o Modernismo. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 46, 6-20. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i46p6-20