Reescrituras do corpo: memória e arquivo no processo criativo de Christina Elias
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i47p53-68Palavras-chave:
performance, corpo, reescrituras, arquivo, textoResumo
Neste artigo o processo de criação da artista Christina Elias é analisado a partir do conceito de reescrituras desenvolvido por Arantes (2015). A obra da artista, neste contexto, é assumida como um processo criativo em que o passado é constantemente reescrito no presente através do corpo e do texto em movimento. Criadas no espaço de passagem entre a performance, o vídeo, a instalação e objetos num processo continuado de reescritura, as obras de Elias operam em três vertentes, a saber: no processo criativo da artista, nos objetos que emergem de seus trabalhos e nos conceitos que os fundamentam. O corpo, enquanto corpo-mensagem, transforma-se neste tênue fio que amarra diferentes mídias e linguagens numa rede de sentidos sempre em transformação.
Downloads
Referências
ARANTES, P. Arquivo vivo. São Paulo, 2013.
ARANTES, P. Pós História, imagens técnicas e liberdade em tempos de barbárie. Flusser Studies, v. 18, 2014, s.p. Disponível em: <https://www.flusserstudies.net/sites/www.flusserstudies.net/files/media/attachments/arantes-pos-historia-e-arquivo.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2022.
ARANTES, P. Reescrituras da arte contemporânea: história, arquivo e mídia. Porto Alegre: Sulina, 2015.
BUTLER, J. Violence, mourning and politics. In: BUTLER, J. Precarious life. Londres/Nova York: Verso, 2004, p. 128-152.
BUTLER, J. Bodies that matter. Londres: Routledge, 2011.
BUTLER, J.; ATHANASIOU, A. Dispossession: the performative in the political. Cambridge: Polity Press, 2013.
DERRIDA, J. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DERRIDA, J. Escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2009.
DUARTE, R. Pós-história de Vilém Flusser: gênese-anatomia-desdobramentos. São Paulo: Annablume, 2012.
ELIAS, C. Here and There [or Somewhere Inbetween]: siting the Feminine. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos do Movimento). Central School of Speech and Drama, University of London, Londres, 2011.
ELIAS, C. O corpo e os seus/meus vestígios. 2020. Tese (Doutorado em Design). Programa de Pós-graduação em Design, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2020.
FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
GREINER, C. A percepção como princípio cognitivo da comunicação: uma hipótese para redefinir a prática da performance São Paulo: Anadarco, 2013. (Coleção Corpo em Cena, v. 6).
GREINER, C. Breve apresentação. In: KUNICHI, U. Hijikata Tasumi: pensar um corpo esgotado. Trad. Christine Greiner e Ernesto Filho. São Paulo: N-1 Edições, 2018, p. 19-20.
JESCHKE, C. Reconstructions: figures of thought and figures of dance: Ninjinsky’s Faune. In: GEHM, S.; HUSEMANN, P.; WILCKE, K. von (eds.). Knowledge in motion: perspectives of artistic and scientific research in dance. Bielefeld: Transcript, 2007.
NOË, A. Action in perception. Cambridge: MIT Press, 2006.
NOË, A. Varieties of presence. Cambridge: Harvard University Press, 2012.
NOË, A.; THOMPSON, E. Vision and mind. Cambridge: MIT Press, 2002.
OSTHOFF, S. Performing the archive: the transformation of the archive in contemporary art: from repository of documents to art medium. Nova York: Atropos Press, 2009.
STILES, K. Uncorrupted joy: international art action. In: SCHIMMEL, P. (org.). Out of actions: between performance and the object, 1949-1979. Nova York/Londres: Thames & Hudson, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Cristina Elias Meneghetti, Priscila Arantes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.