Dança e criação artística em rede pela ótica da crítica de processo: procedimentos compositivos e pedagógicos com mediação tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i47p69-81

Palavras-chave:

Crítica de Processo, Pedagogia da ubiquidade, Dança em vídeo

Resumo

Esta investigação se delineia a partir de reflexões sobre os modos producentes da obra coreográfica em vídeo “Interlocuções em Movimento” (2021), criada e ‘coreoeditada’ pela autora-coreógrafa para a Téssera Companhia de Dança da Universidade Federal do Paraná e intenta desvelar, por meio da inventariação de seu processo construtivo, aspectos da pedagogia da ubiquidade. Parte-se da abordagem metodológica da crítica de processo proposta por Cecília Almeida Salles (2000; 2006; 2007; 2013; 2018), por suas implicações no trajeto reflexivo convidativo, para pensar os índices vestigiais, anotações e relações complexas que entremeiam a obra de arte em sua gênese. Tais construções reflexivas são permeadas por apontamentos que denunciam a presença da interdisciplinaridade na/da obra videodançante e indicam o [re]conhecimento de um funcionamento criativo não linear, contextualizado e dinâmico, tornando evidente a produção artística feminina no ambiente em questão e cujo alcance se redimensiona quando na relação dança-tecnologia.

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Biografia do Autor

  • Helen de Aguiar, Universidade Federal do Paraná

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculada à linha de pesquisa LICORES – Linguagem, Corpo e Estética na Educação e Membro do Grupo de Pesquisa Labelit - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq).

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Aguiar, H. de. (2022). Dança e criação artística em rede pela ótica da crítica de processo: procedimentos compositivos e pedagógicos com mediação tecnológica. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 47, 69-81. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i47p69-81