Os documentos de processo do documentário Saberes da Terra: redes móveis em construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i47p203-215

Palavras-chave:

Fotografia, Documentário, Crítica genética, Anthotype, Processos de criação

Resumo

Este artigo tem como objetivo organizar o pensamento diante da observação dos documentos de processos do documentário Saberes da Terra (2020), a partir da crítica genética com base semiótica da estudiosa Cecilia Almeida Salles. Ainda, com a proposta de encontrar (nesses documentos) novos sentidos e configurações que auxiliem para uma nova versão do filme ou que inspirem a criação de uma instalação artística. O documentário, que tem como tema a agricultura agroecológica, faz parte da pesquisa em andamento no doutorado em Media Artes, na Universidade da Beira Interior, em Portugal. A criação das imagens fotográficas em anthotype, que fazem parte do documentário, é realizada pelos alimentos dos agricultores agroecológicos entrevistados. Dessa forma, o artigo busca possibilidades de diálogos com a fotografia e com as relações intersemióticas entre os documentos de processos utilizados na criação do documentário através dos diários de criação, arquivos digitais, matrizes positivas e fichas catalográficas dos anthotype.

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Biografia do Autor

  • Daniela Corrêa da Silva Pinheiro, Universidade da Beira Interior (Portugal)

    Fotógrafa e jornalista. Doutoranda em Media Artes na Universidade da Beira Interior-Portugal. Mestra em Artes visuais, UNICAMP/SP, na linha Poéticas Visuais e Processos de Criação.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Pinheiro, D. C. da S. (2022). Os documentos de processo do documentário Saberes da Terra: redes móveis em construção. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 47, 203-215. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i47p203-215