Cecilia Salles: Da crítica genética à teoria crítica dos processos de criação

Autores

  • Patrícia Dourado Universidade do Algarve
  • Wagner Miranda Dias Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p1-8

Resumo

A Revista Manuscrítica junta-se, com esta edição especial, às comemorações dos 30 anos de contribuições de Cecilia Salles à área dos Processos de Criação e ao desenvolvimento da Teoria Crítica dos Processos de Criação, fruto da busca da autora por caminhos teóricos em integração com as práticas. Reúnem-se aqui contribuições de novos e antigos orientandos de Cecilia Salles ao longo desses mais de 30 anos, no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, no Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP e no Mestrado em Processos de Criação da Universidade do Algarve, além de professores e investigadores de outras instituições que tiveram contato com a obra da teórica e que enviaram contribuições. Artistas e estudiosos dos processos de criação nas mais diversas áreas, espalhados em vários lugares do Brasil e do mundo, e que aqui se revelam na intercessão dos processos de criação e no diálogo com a teoria de Salles. A "rede de criação" de que fala Salles (2006) tem nesta edição comemorativa um belo recorte materializado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Dourado, Universidade do Algarve

    Investigadora de Pós-Doutorado, CIAC-Universidade do Algarve
    Professora Convidada, Mestrado em Processos de Criação, Universidade do Algarve
    E-mail: apdourado@ualg.pt

  • Wagner Miranda Dias, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

    Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
    Professor Convidado, Mestrado em Processos de Criação, Universidade do Algarve
    E-mail: wagnerdemiranda@hotmail.com

Referências

COLAPIETRO, Vincent. Peirce e a abordagem do self: uma perspectiva semiótica sobre a subjetividade humana. São Paulo: Intermeios, 2014.

FERRER, Daniel. "A crítica genética do século XXI será transdisciplinar, transartística e transemiótica ou não existirá". In: Willemart, Philippe. (Org.) Fronteiras da criação: VI Encontro Internacional de Pesquisadores do Manuscrito. São Paulo: Annablume, 2000.

KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

SALLES, Cecilia. Da crítica genética à crítica de processo: uma linha de pesquisa em expansão. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 20/2, p. 41-52, ago. 2017.

SALLES, Cecilia. Crítica genética: uma introdução. 1ª ed. São Paulo: Educ, 1992.

SALLES, Cecilia. Crítica genética: uma nova introdução. 2ª ed. São Paulo: Educ. 2000.

SALLES, Cecilia. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. 3ª ed. São Paulo: Educ, 2008.

SALLES, Cecilia. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Editora Horizonte, 2006.

SALLES, Cecilia. Gesto inacabado: processo de criação artístico. 5ª ed. São Paulo: Intermeios, 2011.

SALLES, Cecilia. Processo de produção de conhecimento juntos: grupo de pesquisa em processo de criação. Revista Farol, v. 18, n. 27, p. 90-97, 2023.

SALLES, Cecilia. Uma criação em processo: Ignácio de Loyola Brandão e Não verás país. Tese de Doutorado. Programa de Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1990.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Dourado, P., & Dias, W. M. (2023). Cecilia Salles: Da crítica genética à teoria crítica dos processos de criação. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 51, 1-8. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p1-8