Questões para o Estudo da Economia Antiga: Notas para uma Discussão.

Autores

  • Deivid Valério Gaia École des Hautes Études en Sciences Sociales

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v1i1p84-98

Palavras-chave:

Economia Antiga, Império Romano

Resumo

Neste breve ensaio, o meu objetivo principal é levantar algumas questões no que tange o estudo da Economia romana; procuro pensar no próprio conceito de Economia Antiga, no seu funcionamento, na forma como a estudamos e alguns cuidados que devemos tomar. O objetivo é fomentar um pouco de discussão em torno do tema, que depois do advento da história cultural e da “crise” do marxismo, tem sido tão pouco estudado. Na primeira parte, apresento algumas considerações sobre o debate entre primitivistas e modernistas, sobre a questão das fontes, o conceito de economia para os romanos, e a importância do contexto. Na segunda parte, apresento discussões iniciais sobre a importância do espaço (geo-história) para o estudo das economias romanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deivid Valério Gaia, École des Hautes Études en Sciences Sociales

Doutorando em História e Antropologia da Antiguida de / História econômica e social do mundo antigo pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS - Paris e pela Universidade de São Paulo sob a orientação de Jean-Michel Carrié e de Norberto Luiz Guarinello.

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

Gaia, D. V. (2010). Questões para o Estudo da Economia Antiga: Notas para uma Discussão. Mare Nostrum, 1(1), 84-98. https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v1i1p84-98

Edição

Seção

Artigos