Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A titulação mínima para envio de originais é a de doutorando.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • MATRIZes adota para a análise e aprovação dos manuscritos submetidos o sistema de avaliação duplo-cega por pares (double blind peer review)

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

  • A norma adotada por MATRIZes para a elaboração das referências é a APA7 (confira em: https://apastyle.apa.org/).

  • As opiniões expressas nos textos são de responsabilidade dos seus autores.

Diretrizes para Autores

1. A revista MATRIZes aceita trabalhos originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva), em fluxo contínuo. A publicação está condicionada à avaliação de pareceristas e do Comitê Editorial. Artigos não originais, isto é, já publicados, só serão aceitos em caso de edição esgotada ou de tradução para uma língua diferente da original. Serão avaliados trabalhos assinados por doutores, em autoria única ou em coautoria com doutorandos. Essa restrição não se aplica à submissão de resenhas, que podem ser assinadas por doutorandos.

2. CRITÉRIOS PARA A PUBLICAÇÃO

a) Todos os trabalhos recebidos passam por uma análise prévia do Comitê Editorial, para avaliar a pertinência da submissão, quanto ao escopo e às normas da revista. Os trabalhos então aprovados são encaminhados, em sistema de avaliação cega (sem referência à autoria), para avaliação de pareceristas, membros do Conselho Científico ou pareceristas ad hoc. De posse dos pareceres, o artigo é avaliado pelo Comitê Editorial. Na sequência, encaminha-se ao autor uma resposta de aceitação, de modificação ou de recusa. As modificações para nova apresentação estarão sujeitas ao mesmo processo de submissão do artigo. Depois de receber a resposta de aceitação e da preparação do texto, o autor deverá providenciar no prazo máximo de um mês a versão do artigo em inglês para ser disponibilizado no site da revista MATRIZes. O não envio da versão do artigo em inglês implicará na não publicação do artigo.
b) Como regra geral, após publicar texto em MATRIZes, o autor deverá observar um período de dois anos antes de nova submissão. Casos excepcionais (resenhas ou réplicas, por exemplo) serão analisados pelo Comitê Editorial da revista.
c) As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade dos autores.
d) Submissões em português devem observar o Novo Acordo Ortográfico (decreto nº 6.583).

3. ARTIGOS

a) Deverão ser digitados em editor Word com página no formato A4, em fonte Times New Roman, corpo 12, com entrelinhamento de 1,5. Citações e referências devem ser elaboradas seguindo as normas da APA.
b) Deverão ter extensão de 15 a 25 páginas, para ensaios e artigos crítico-analíticos.
c) Deverão apresentar título em português e inglês, respeitando o limite de 74 caracteres com espaço para cada um deles.

4. RESUMOS

a) Deverão ter de 5 a 10 linhas com, no máximo, 740 caracteres (incluindo espaços) e de 3 a 5 palavras-chave, digitadas em corpo 10. Traduzir o resumo em língua inglesa: o abstract deve respeitar o limite máximo de 740 caracteres com espaços de 3 a 5 keywords.

5. RESENHAS

a) Devem ter título próprio, (em português e em inglês, respeitando o limite de 42 caracteres com espaço para cada um deles), distinto do título do trabalho resenhado, seguido pelo resumo com palavras-chave, abstract e keywords. O título deve contemplar as referências completas do trabalho que está sendo resenhado. A resenha deve ter extensão de 3 a 5 páginas.

6. ILUSTRAÇÕES E IMAGENS

a) A reprodução de ilustrações é de inteira responsabilidade do autor. As imagens deverão ser gravadas no formato TIF ou EPS, com no mínimo 300 DPI. Para que vídeos sejam inseridos na edição digital, estes devem estar em plataforma na internet.

7. SUBMISSÃO

a) Os artigos devem ser submetidos pelo endereço eletrônico: http://www.revistas.usp.br/matrizes/about/submissions

 

Dossiê

Seção de caráter ensaístico, destinada à problematização dos temas, dos conceitos e das teorias da comunicação.

 

Em Pauta/Agenda

Seção destinada a artigos resultados de trabalhos que apresentem uma compreensão inovadora ou análise crítica de produtos e processos dos meios de comunicação.

Section dedicated to articles resulting from works that introduce an innovative comprehension or critical analysis of products and processes of media and communication.

Resenhas de livros

Revisão e análise crítica de publicações das áreas de Comunicação e conexas.

 

Teses e Dissertações

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo.

 

Entrevista

Entrevistas originais com autores inovadores.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.