O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Orientações gerais 

1 - Todos os trabalhos enviados para publicação serão primeiramente avaliados pelos editores da revista a sua pertinência em relação aos objetivos para ela estabelecidos. Após essa avaliação preliminar, serão submetidos ao julgamento de avaliadores especialmente selecionados, tanto componentes do Conselho Editorial como avaliadores externos, de reconhecida competência nos assuntos dos artigos ou matérias propostos, que poderão aprovar o trabalho da forma original, sugerir modificações ou manifestar-se sobre sua inadequação para a revista. Cada trabalho será submetido a dois avaliadores, em processo sigiloso e sem identificação de autoria. Em caso de discordância sobre a aceitação, o trabalho será submetido a um terceiro avaliador. Baseados na opinião dos avaliadores, os editores decidirão se o artigo deverá ser aceito da forma como está, revisto ou rejeitado.

 2 - Todas as colaborações enviadas à revista 9a Arte deverão se conformar às normas específicas da seção à qual se destinam.

 3 - Serão aceitas prioritariamente colaborações inéditas. Trabalhos já publicados em outras revistas ou anais de reunião pública (congresso, simpósio, etc.) poderão ser aceitos desde que adequados aos objetivos da revista; nesse caso, é de responsabilidade do(s) autor(es) a obtenção de autorização explícita das entidades organizadoras ou da sociedade editora para publicação na revista. Em todos os casos, será feita menção, de maneira precisa, à divulgação anterior.

 4 - A critério dos editores, trabalhos já publicados poderão ser dispensados do processo de avaliação interno da revista 9a Arte; quando tal ocorrer, considera-se, implicitamente, que os critérios utilizados para a publicação original são satisfatórios para a aceitação na revista.

 5 - Os originais serão publicados em língua portuguesa. De maneira excepcional, poderão ser disponibilizados em outro idioma, caso em que obrigatoriamente deverão conter resumo em português.

 6 - O(s) autor(es) que submeterem artigos para publicação na revista 9a Arte são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando os editores da revista e o Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos quanto a qualquer falha no que diz respeito a essa garantia. 

 7 - A redação da revista 9a Arte reserva-se o direito de introduzir alterações nos originais, visando manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando-se, porém, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações poderão, a critério dos editores, ser submetidas à aprovação dos autores.

 8 - As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade, não expressando necessariamente a opinião dos editores da revista ou do Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos.

 9 - Os originais deverão ser enviados eletronicamente à revista 9a Arte. Os autores serão notificados de todos os passos tomados para avaliação dos artigos. Uma vez aprovados, os trabalhos serão publicados de acordo com o planejamento editorial da revista, procurando-se, na medida do possível, obedecer à ordem de recebimento dos textos.

 10 - As submissões são avaliadas a partir dos critérios abaixo relacionados:

 a) Estrutura formal do trabalho

  1. b) Correção, clareza e coerência de linguagem
  2. c) Adequação e qualidade de tabelas, gráficos e ilustrações
  3. d) Estrutura conceitual do trabalho
  • Abrangência e pertinência do conteúdo em relação à área
  • Clareza e articulação dos conceitos e de ideais
  • Atualização dos conceitos
  • Originalidade
  • Outros aspectos relevantes

 

Orientações específicas

 1 - Os trabalhos deverão ter a extensão máxima de 5.000 palavras ou 30.000 caracteres sem espaço, em fonte Arial, corpo 12.

 2 - Cada trabalho deverá incluir: 

  1. título em português e em inglês, devendo o mesmo expressar, de forma clara e precisa, o conteúdo geral do artigo;
  2. nome do autor, suas qualificações e instituição a qual é vinculado;
  3. resumo em português e em inglês, com extensão máxima de 80 (oitenta) palavras;
  4. endereço completo, telefone, fax e correio eletrônico do autor.

 3 - O estilo de redação deverá ser claro e coerente na exposição das idéias, observando-se o uso adequado da linguagem. Sugere-se ao autor que o trabalho passe por uma revisão gramatical antes de seu encaminhamento à revista.

 4 - Os títulos e subtítulos das seções deverão apresentar apenas a primeira letra da primeira palavra em maiúscula, podendo ser negritados.

 5 - O texto deverá apresentar os parágrafos sem espaço entre eles. As citações a autores deverão estar de acordo com a NBR-10520/2002 da ABNT. Sugere-se a leitura do artigo Citação bibliográfica padrão ABNT, de autoria de Gildenir Carolino Santos e Rosemary Passos para orientação quanto ao uso da norma especificada (disponível em  http://www.bibli.fae.unicamp.br/suporte/citacao.doc). 

 6 - Citações de até 3 (três) linhas deverão ser incluídas no texto, entre aspas e em itálico. Citações com mais de 3 linhas deverão ser recuadas a partir do parágrafo. Palavras estrangeiras deverão ser citadas em itálico. As notas devem ser reduzidas ao mínimo e colocadas em rodapé, numeradas seqüencialmente.

 7 - Ilustrações, gráficos, desenhos, quadros, tabelas, etc. deverão se restringir ao absolutamente necessário à clareza do texto e deverão ser localizados o mais próximo possível do trecho onde são mencionados. Deverão também estar em formato TIFF ou EPS em alta resolução (400 dpi), sendo enviados em arquivo em separado. No caso de fotos (se escaneadas), usar também o formato TIFF ou EPS em alta resolução (400dpi). Os títulos ou legendas deverão ser claros e objetivos. Caso seja necessária a confecção de fotolito e/ou arte final, o (a) mesmo (a) ficará a cargo do autor.

 8 - As referências deverão se restringir apenas aos autores citados nominalmente no texto, devendo estar de acordo com a NBR-6023 da ABNT.

  

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.