Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Orientações gerais

1 - Todos os trabalhos enviados para publicação serão primeiramente avaliados pelos editores da revista a sua pertinência em relação aos objetivos para ela estabelecidos. Após essa avaliação preliminar, serão submetidos ao julgamento de avaliadores especialmente selecionados, tanto componentes do Conselho Editorial como avaliadores externos, de reconhecida competência nos assuntos dos artigos ou matérias propostos, que poderão aprovar o trabalho da forma original, sugerir modificações ou manifestar-se sobre sua inadequação para a revista. A avaliação de artigos e resenhas segue o processo de blind review. Cada texto é enviado sem identificação a um parecerista, que poderá recomendar sua aprovação, aprovação mediante modificações ou não aprovação para a revista, podendo sugerir, neste último caso, a possibilidade de uma outra submissão, após revisão do artigo. Caso o artigo não tenha sua aprovação recomendada pelo primeiro parecerista, será enviado para um segundo avaliador, repetindo-se o processo. Ocorrendo novamente a não aprovação, encerra-se o processo de avaliação, com a rejeição da submissão. Caso o segundo parecerista sugira aprovação ou aprovação mediante modificações, o artigo será enviado para um terceiro parecerista, que realizará o desempate. Qualquer artigo, nacional ou estrangeiro, é submetido ao mesmo sistema de avaliação.

2 - Todas as colaborações enviadas à revista 9a Arte deverão se conformar às normas específicas da seção à qual se destinam.

3 - Serão aceitas prioritariamente colaborações inéditas. Trabalhos já publicados em outras revistas ou anais de reunião pública (congresso, simpósio, etc.) poderão ser aceitos desde que adequados aos objetivos da revista e quando considerados adequados pelos editores; nesse caso, é de responsabilidade do(s) autor(es) a obtenção de autorização explícita das entidades organizadoras ou da sociedade editora para publicação na revista. Em todos os casos, será feita menção, de maneira precisa, à divulgação anterior.

4 - A critério dos editores, trabalhos já publicados poderão ser dispensados do processo de avaliação interno da revista 9a Arte; quando tal ocorrer, considera-se, implicitamente, que os critérios utilizados para a publicação original são satisfatórios para a aceitação na revista.

5 - Os originais serão publicados em língua portuguesa. De maneira excepcional, poderão ser disponibilizados em outro idioma, caso em que obrigatoriamente deverão conter resumo em português.

6 - O(s) autor(es) que submeterem artigos para publicação na revista 9a Arte são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando os editores da revista e o Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP quanto a qualquer falha no que diz respeito a essa garantia.

7 - A redação da revista 9a Arte reserva-se o direito de introduzir alterações nos originais, visando manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando-se, porém, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações poderão, a critério dos editores, ser submetidas à aprovação dos autores.

8 - As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade, não expressando necessariamente a opinião dos editores da revista ou do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.

9 - Os originais deverão ser enviados eletronicamente à revista 9a Arte. Os autores serão notificados de todos os passos tomados para avaliação dos artigos. Uma vez aprovados, os trabalhos serão publicados de acordo com o planejamento editorial da revista, procurando-se, na medida do possível, obedecer à ordem de recebimento dos textos.

10 - As submissões são avaliadas a partir dos critérios abaixo relacionados:

10 - As submissões são avaliadas a partir dos critérios abaixo relacionados:

  1. Estrutura formal do trabalho
  2. Correção, clareza e coerência de linguagem
  3. Adequação e qualidade de tabelas, gráficos e ilustrações
  4. Estrutura conceitual do trabalho
  5. Abrangência e pertinência do conteúdo em relação à área
  6. Clareza e articulação dos conceitos e de ideais
  7. Atualização dos conceitos
  8. Originalidade
  9. Outros aspectos relevantes

Orientações específicas

A revista 9ª. Arte recebe trabalhos inéditos, compreendendo artigos analíticos e/ou ensaísticos, resenhas de obras relacionadas às histórias em quadrinhos, especialmente as de caráter acadêmico resultantes de pesquisas acadêmicas com pelo menos um dos autores com grau de Doutor.

A revista 9ª. Arte recebe trabalhos inéditos, compreendendo artigos analíticos e/ou ensaísticos, resenhas de obras relacionadas às histórias em quadrinhos, especialmente as de caráter acadêmico resultantes de pesquisas com pelo menos um dos autores com grau de Doutor.

Uma vez tendo seu artigo aceito para publicação, o(s) autor(es) concede(m) à revista todos os direitos de copyright referentes ao trabalho publicado. Os conceitos emitidos em artigo assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.

Os conceitos emitidos em artigo assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Todos os direitos de copyright são cedidos à Revista 9ª Arte com a preservação dos direitos intelectuais aos autores.

Os artigos deverão, necessariamente, seguir as especificações abaixo:

1) Título em português e inglês com, no máximo, 80 caracteres com espaço, na fonte Arial corpo 16 negrito.

Observação: Uso de maiúscula para a primeira letra do título e restante minúscula (exceto siglas ou termos técnicos);

2) Nome do autor, titulação, instituição a que pertence, biografia, e-mail e ORCiD (Acesse https://orcid.org/)

3) Resumo em português e inglês de 5 a 10 linhas, na fonte Arial corpo 11, espaçamento simples e justificado;

4) Palavras-chave de 3 a 5 termos, em português e inglês;

5) O corpo do texto (na fonte Arial corpo 12, espaçamento 1,5 e justificado) deve ter de 20 mil a 30 mil caracteres com espaço. A estrutura do artigo deve evidenciar na Introdução (não numerada) os objetivos e a metodologia do trabalho, seguida das seções que compreendam o Referencial Teórico, Análise dos dados e Considerações finais. Os intertítulos seguem a mesma padronização do texto, mas devem estar em negrito e justificados;

6) O texto deve ser claro e sucinto, sem rebuscamento, trazendo apenas as informações essenciais para entendimento e compreensão do tema. Deve ser dividido de forma equilibrada, sendo aberto por um ou dois parágrafos introdutórios que apresentam o tema e descrevem sucintamente o que se busca atingir, sinalizando para a forma como o assunto será abordado (mencionando, se for o caso, as diversas seções e subseções).

7) Cada seção deverá ser numerada sequencialmente em caracteres arábicos (a partir do número 1), seguido de travessão. Cada seção pode ser dividida em subseções, acompanhando o formato da numeração progressiva (Ex: 1.1, 1.2, 1.3, etc.), seguida do título da subseção em caracteres normais. Tanto os títulos das seções como das subseções são precedidos e seguidos por um espaço de 1,5 cm.

8) Todas as informações importantes devem vir inseridas no texto principal. Desaconselha-se expressamente a utilização de notas de rodapé explicativas, detalhistas. O que não for importante para constar no texto principal deve ser omitido. Notas de rodapé referenciais só devem ser utilizadas para informações obtidas pessoalmente ou por email.

8.1 Exemplo de Nota explicativa:

(No texto) Muitos autores têm utilizado projetos de crowdfunding1 para viabilizar a publicação de histórias em quadrinhos. 

(Na nota de rodapé) Crowdfunding é a denominação mais comum para financiamento coletivo, em geral realizadas por meio de plataformas como o Catarse, visando obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo, atraindo pessoas físicas interessadas na iniciativa.

Utilizar:

Muitos autores têm utilizado projetos de financiamento coletivo – como por meio da plataforma  eletrônica Catarse –, para viabilizar a publicação de histórias em quadrinhos.

8.2 Exemplo de Nota detalhista:

(No texto) O personagem Demolidor1 foi publicado nos Estados Unidos em 1964, pela Marvel Comics, criação de Stan Lee e Bill Everett.

(Na nota de rodapé) Também conhecido como “O Homem sem Medo”, o nome original do personagem é Daredevil, referência direta a seu uniforme que lembra um ser diabólico. Um personagem como o mesmo nome já havia sido publicado durante a Era de Ouro dos quadrinhos, mas com outras características. Inicialmente, o Demolidor usava uma roupa amarela, mas ela foi modificada para a cor vermelha por Wallace Wood, na sétima edição de sua revista. No Brasil, o personagem Demolidor foi publicado inicialmente pela Editora EBAL, do Rio de Janeiro, em uma revista mensal em preto e branco, de 1969 a 1972. Em 1972, apareceu também em 3 números da revista Defensor Destemido, publicado pela Editora GEA, também do Rio de Janeiro. Posteriormente, foi publicados pelas editoras Bloch, Rio Gráfica, Abril e Panini. Desenhado por vários artistas, suas melhores histórias envolvem a fase em que foram produzidas por Frank Miller, como A Queda de Murdock, O Homem sem Medo e A Saga de Elektra. Foi para o cinema em 2003, com direção de Mark Steven Johnson e estrelou como série televisiva em 2014, tendo Charlie Cox no papel do herói. Já está na sua terceira temporada.

Utilizar: O personagem Demolidor (Daredevil) foi publicado nos Estados Unidos em 1964, pela Marvel Comics, criação de Stan Lee e Bill Everett, tendo sido também publicado no Brasil, por diversas editoras.

8.3 Exemplos de Notas referenciais:

(No texto) O roteirista Stan Lee “personificou a clássica história de sucesso norte-americano.”1

(Na nota de rodapé) 1FINGEROTH, Danny. A espetacular vida de Stan Lee. Rio de Janeiro: Agir, 2021. p. 10.

Utilizar: O roteirista Stan Lee “personificou a clássica história de sucesso norte-americano” (FINGEROTH, 2021, p. 10).

(No texto) A tira em quadrinhos é um gênero discursivo próprio, que pode ser classificado, segundo sua estrutura potencial, em ...1

(Na nota de rodapé) Ver RAMOS, 2007).

Utilizar: A tira em quadrinhos é um gênero discursivo próprio, que pode ser classificado, segundo sua estrutura potencial, em ... (RAMOS, 2007)

9) Desaconselha-se expressamente o uso de abreviaturas, especialmente a substituição da expressão “história em quadrinhos” por HQ. Deve-se sempre dar preferência à expressão por extenso, utilizando-se as diversas denominações existentes, como histórias em quadrinhos, quadrinhos, banda desenhada, arte gráfica sequencial, revistas em quadrinhos, etc.

10) Siglas de instituições ou entidades devem ser precedidas pelo nome por extenso na primeira vez em que forem mencionadas, podendo-se, em seguida, utilizar apenas a sigla.

Ex: O Serviço Social da Indústria (SESI) utilizou quadrinhos...

      A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) não menciona expressamente os quadrinhos...

11) Títulos de publicações devem ser grafados em itálico, o mesmo ocorrendo em relação a palavras em outro idioma. Nomes de personagens devem vir grafados em caracteres normais. No caso de personagens estrangeiros, deve-se dar preferência à forma como o personagem é conhecido no Brasil, podendo-se, para maior clareza, se necessário, acrescentar seu nome original em parênteses, na primeira vez em que o personagem for citado.

Ex: A revista O Pato Donald foi publicada pela Editora Abril a partir de 1950.

      O personagem Pato Donald foi publicado pela Editora Abril a partir de 1950.

      O personagem Pato Donald (Donald Duck) foi publicado pela Editora Abril a partir de 1950.

12) As citações diretas devem ter até 3 linhas com aspas; acima de 3 linhas, serão colocadas em destaque, separadas por um espaço antes e depois da citação, com corpo 11, com recuo de 4 cm da margem esquerda e com espaçamento simples.

13) Citações de obras originalmente em outros idiomas devem ser traduzidas e o texto original da citação deve ser incluído em nota de rodapé.

14) As Referências Bibliográficas devem seguir a norma NBR-ABNT 6023/2020;

15) As figuras devem ser enviadas em arquivos separados e em 300 DPI. No corpo do texto é necessário indicar o local para a inserção das figuras, por meio de legendas (na fonte Arial, corpo 10, com espaçamento simples) numeradas em ordem crescente. Todas as figuras devem ser mencionadas no texto do artigo, o mais próximo possível de sua inserção.

16) As resenhas devem obedecer as mesmas normas dos artigos no que se refere a formatação de fonte, espaçamento e referencial teórico, contendo entre 3000 e 5000 caracteres com espaços.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

Artigos

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.