Periferia ao Vivo: Democratização da Mídia e Socialização da Informação por meio do hip-hop Maranhense

Autores

  • Rosenverck Estrela Santos Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102213

Palavras-chave:

Hip-Hop, Identidade étnico-racial, Mídia.

Resumo

Este texto discute as relações entre o movimento hip-hop e a democratização da mídia, por meio do movimento “Quilombo Urbano”. Reflete o processo de formação do hip-hop em São Luís do Maranhão no contexto de periferização da cidade. Analisa a formação da identidade étnico-racial dos jovens envolvidos nesse movimento e a produção de difusão de informações por meio de suas atividades político-cultuais e da criação, organização e participação em programas de rádios comunitárias em bairros pobres e negros da capital maranhense. Para tanto, definimos o hip-hop como um movimento político-cultural e compreendemos que o movimento hip-hop maranhense, por meio do “Quilombo Urbano”, se constitui como uma possibilidade de identificação e mobilização para parcela considerável da juventude negra e pobre que buscam um agir coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosenverck Estrela Santos, Universidade Federal do Maranhão

Professor da Universidade Federal do Maranhão. Leciona atualmente nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais ministrando aulas de Fundamentos da Educação e na Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros. Tem experiência na área do magistério e formação de professores, com ênfase em História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Cultura, História da África e da população negra no Brasil, Hip-Hop e Movimentos Sociais. Integra os grupos de Pesquisas e Estudos: Investigações Pedagógicas de Estudos afro-brasileiros e Política, lutas sociais e ideologias, UFMA. 

Downloads

Publicado

2015-06-17

Como Citar

Santos, R. E. (2015). Periferia ao Vivo: Democratização da Mídia e Socialização da Informação por meio do hip-hop Maranhense. Novos Olhares, 4(1), 52-66. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102213

Edição

Seção

DOSSIÊ