Os blogs como meios de comunicação política

Autores

  • Joaquim Paulo Serra UBI

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102231

Palavras-chave:

Blogues, Comunicação Política, Agendamento, Esfera Pública.

Resumo

O texto analisa e discute o papel dos blogues portugueses enquanto meios de comunicação política. Nas nossas sociedades mediatizadas, a atividade política é indissociável dos media¸ que constituem uma espécie de “parlamento mediático” onde tudo se decide antes da decisão propriamente política. É precisamente sobre esse “parlamento” que os blogues procuram influir e, desse modo, influir no parlamento propriamente dito e na ação governativa; ou seja, a principal influência dos blogues enquadra-se naquilo a que se tem chamado agendamento intermediático. E, na medida em que os blogues dão voz a muitos cidadãos alheios aos media mainstream, eles podem ser vistos como representando um alargamento da esfera pública – mesmo se, nalguns casos, eles são utilizados como mais um meio ao serviço da “politics as usual”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Paulo Serra, UBI

Doutor em Ciências da Comunicação e Professor Catedrático no Departamento de Comunicação e Artes da UBI, onde também é investigador no Labcom.IFP. É autor dos livros A Informação como Utopia (1998), Informação e Sentido: O Estatuto Epistemológico da Informação (2003) e Manual de Teoria da Comunicação (2008), co-autor do livro Informação e Persuasão na Web (2009) e co-organizador de várias outras obras Email: pserra@ubi.pt

Downloads

Publicado

2015-06-17

Como Citar

Serra, J. P. (2015). Os blogs como meios de comunicação política. Novos Olhares, 4(1), 150-164. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102231

Edição

Seção

DOSSIÊ