A dimensão musical na minissérie O brado retumbante: princípios e articulações
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.116880Palavras-chave:
Televisão, Trilha musical, Ficção televisiva brasileiraResumo
Este trabalho procura analisar a trilha musical da minissérie O brado retumbante (2012), produzida pela Rede Globo, e demonstrar a importância da criação musical para a construção de significados nesse gênero específico de ficção televisiva. Para tanto, primeiramente é fornecida uma noção do argumento da minissérie. Em seguida, logo após a enumeração de algumas publicações importantes que tratam de trilhas musicais, são apresentados alguns conceitos desenvolvidos em Unheard melodies: narrative film music (Claudia Gorbman, 1987), uma conhecida obra desse campo. Na sequência, é apresentada uma análise da trilha musical e parte do primeiro capítulo dessa minissérie. Em seguida, busca-se relacionar certas características da articulação audiovisual com os conceitos vistos anteriormente.
Downloads
Referências
ANTONIETTI, A. C. A música da minissérie brasileira no exemplo de Anos Rebeldes. Campinas: Unicamp, 2012. Mimeografado.
CARRASCO, N. Sygkhronos: a formação da poética musical no cinema. São Paulo: Via Lettera; Fapesp, 2003.
CHION, M. La musique au cinéma. Paris: Fayard, 1995.
DIAS, M. T. Rede Globo e indústria fonográfica: um negócio de sucesso. In: BRITTO, V.; BOLAÑO, C. R. S. Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia. São Paulo: Paulus, 2005. p. 214-226.
EISLER, H.; ADORNO, T. Composing for the films. London: Atlantic Highlands; New Jersey: Athlone Press, 1994.
GORBMAN, C. Unheard melodies: narrative film music. Bloomington: Indiana University Press, 1987.
GUERRINI JÚNIOR, I. A música no cinema brasileiro: os inovadores anos sessenta. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
MANVELL, R.; HUNTLEY, J. The technique of film music. London; New York: Focal Press, 1975.
O BRADO retumbante. Direção: Gustavo Fernandez e André Felipe Binder. Intérpretes: Domingos Montagner, Maria Fernanda Cândido, Otávio Augusto e Leopoldo Pacheco. Autoria: Euclydes Marinho. Rio de Janeiro: Som Livre, 2012. 2 DVD (343 min), son., color., digital. Minissérie de televisão em oito capítulos.
MORRICONE, E.; MICELI, S. Comporre per il cinema: teoria e prassi dela musica nel film. Venezia: Marsilio, 2001.
RIGHINI, R. R. A trilha sonora da telenovela brasileira: criação à finalização. São Paulo: Paulinas: 2004.
SABANEYEV, L. Music for the films. London: Sir Isaac Pitman & Sons, 1978.
TOLEDO, H. M. S. Som Livre e trilhas sonoras das telenovelas: pressupostos sobre processo de difusão da música. In: GUERRINI JÚNIOR, I.; VICENTE, E. (Orgs.). Na trilha do disco: relatos sobre a indústria fonográfica no Brasil. Rio de Janeiro: E-papers, 2010. p. 23-40.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.