A dimensão musical na minissérie O brado retumbante: princípios e articulações

Autores

  • Irineu Guerrini Junior Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.116880

Palavras-chave:

Televisão, Trilha musical, Ficção televisiva brasileira

Resumo

Este trabalho procura analisar a trilha musical da minissérie O brado retumbante (2012), produzida pela Rede Globo, e demonstrar a importância da criação musical para a construção de significados nesse gênero específico de ficção televisiva. Para tanto, primeiramente é fornecida uma noção do argumento da minissérie. Em seguida, logo após a enumeração de algumas publicações importantes que tratam de trilhas musicais, são apresentados alguns conceitos desenvolvidos em Unheard melodies: narrative film music (Claudia Gorbman, 1987), uma conhecida obra desse campo. Na sequência, é apresentada uma análise da trilha musical e parte do primeiro capítulo dessa minissérie. Em seguida, busca-se relacionar certas características da articulação audiovisual com os conceitos vistos anteriormente.

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Biografia do Autor

  • Irineu Guerrini Junior, Faculdade Cásper Líbero
    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Faculdade Cásper Líbero. Já foi produtor, diretor e narrador da TV Cultura de São Paulo; diretor das emissoras Cultura AM e FM; produtor, diretor e apresentador da Seção Brasileira da BBC em Londres; avaliador e negociador da TV Cultura para programas produzidos por terceiros; e codiretor da TV Escola, do MEC.

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Publicado

2016-12-08

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Guerrini Junior, I. (2016). A dimensão musical na minissérie O brado retumbante: princípios e articulações. Novos Olhares, 5(2), 52-61. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.116880