Os elementos narrativos simbólicos dos contos de fadas nos jingles infantis
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.83932Palavras-chave:
jingles, conto de fadas, música, propagandaResumo
Neste artigo, buscou-se identificar os elementos narrativos simbólicos dos contos de fadas, com base naqueles estudados por V. Propp, nas letras e nos textos musicais de cinco jingles infantis. A análise musical observou se as emoções sugeridas pelo texto sonoro, conforme P.N. Juslin, reforçam a temática das letras. Outra teoria usada foi a Semiótica da Cultura, especificamente I. Lotman, no que se refere às funções do texto e à modelização como estratégia de inovação.
Downloads
Referências
JUSLIN, P. N. Cue utilization in communication of emotion in music performance: relating performance to perception. Journal of Experimental Psychology: human perception and performance, Washington, v. 26, n. 6, p. 1797-1813, 2000.
JUSLIN, P. N. et al. An experience sampling study of emotional reactions to music: listener, music, and situation. Emotion, Washington , v. 8, n. 5, p. 668-683, 2008.
LOTMAN, Iuri. La semiosfera I: semiótica de la cultura y del texto. Madrid: Ediciones Cátedra, 1996.
MACHADO, Irene. Escola de semiótica: a experiência de Tártu-Moscou para o estudo da cultura. São Paulo: Ateliê, 2003.
PELLON, Bernardo. A teoria do contorno no estudo da emoção em música. Anais do SIMCAM4 - IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais. São Paulo, p. 1-7, mai. 2008.
PROPP, Vladimir I. Morfologia do conto maravilhoso. S.I, Copymarket.com, 2001.
SCHERER, Klaus R.; ZENTNER, Marcel R. Emotional effects of music: production rules. In: JUSLIN, P.N; SLOBODA, J.A. (org). Music and emotion: theory and research. Oxford: Oxford University Press, 2001, p.361-392.
SLOBODA, John A.; JUSLIN, Patrik N. At the interface between the inner and outer world. In: JUSLIN, P.N; SLOBODA, J.A. (org). Music and emotion: theory and research. Oxford: Oxford University Press, 2001, p. 73-97.
WOODY, R. H.; MCPHERSON, G. E. Emotion and motivation in the lives of performers. In: JUSLIN, P.N; SLOBODA, J.A. (org). Music and emotion: theory and research. Oxford: Oxford University Press, 2001, p. 401-424.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.