O Potencial Teórico do Conceito de Midiatização e os Estudos sobre Classes Sociais na Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.85313Palavras-chave:
Mediatization, Concept, Communication, Mediation, ClassResumo
O texto busca compreender como o conceito de midiatização tem sido abordado em suas diferentes tradições de estudo e discutir o seu potencial teórico para estudar as classes sociais na Comunicação. Para tanto, discutimos: a) as classes sociais como tema da comunicação; b) as diferentes abordagens do conceito de midiatização; c) as relações entre os conceitos de midiatização e mediação, procurando mostrar o que significa estudar as classes sociais a partir de cada conceito.
Downloads
Referências
AMPUJA, Marko. Globalization Theory, Media-Centrism and Neoliberalism: a critique of recent intellectual trends. Critical Sociology. V. 38, n. 2, p. 281-301, 2011.
BASTOS, Marco Toledo. Medium, media, mediação e midiatização: a perspectiva germânica. In: MATTOS, Maria Ângela; JANOTTI JUNIOR, Jeder; JACKS, Nilda (Org.). Mediação & Midiatização. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2012, p. 53-77.
BRAGA, José Luiz. Sobre mediatização como processo interacional de referência. In: Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação – Compós, 2006, Bauru SP. Anais XV Compós Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Bauru, SP: Compós, 2006. p.16.
CLARK, Lynn Schofield. Mediatization: concluding thoughts and challenges for the future. In: HEPP, Andreas; KROTZ, Friedrich (org.). Mediatized Worlds: culture and society in a media age. London: Palgrave, 2014, p. 307-322.
COULDRY, Nick. Mediatization or mediation? Alternative understandings of the emergent space of digital storytelling. New Media Society. V. 10, n. 3, p. 373-391, 2008.
COULDRY, Nick. Media, Society, World: social theory and digital media practice. London: Polity, 2012.
COULDRY, Nick. When Mediatization Hits the Ground. In: HEPP, Andreas; KROTZ, Friedrich (org.). Mediatized Worlds: culture and society in a media age. London: Palgrave, 2014, p. 54-70.
COULDRY, Nick; HEPP, Andreas. Conceptualizing mediatization: contexts, traditions, arguments. Communication Theory, v. 23, Issue 3, p. 191-201, 2013.
DANTAS, Marcos. Trabalho com Informação: valor, acumulação, apropriação nas redes do capital. Rio de Janeiro: Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, 2012.
FIGARO, Roseli; GROHMANN, Rafael. Lutas de Classes e os ‘Rolezinhos’: uma Abordagem na Perspectiva dos Estudos de Recepção. In: Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – Compós, 2014, Belém, PA. Anais XXIII Compós Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Belém, PA: Compós, 2014.
GROHMANN, Rafael. A Midiatização da Nova Classe Média: identidades discursivas na revista IstoÉ Dinheiro. In: Congresso Internacional de Comunicação e Consumo – Comunicon 2013. Anais do Comunicon 2013. São Paulo: 2013a.
GROHMANN, Rafael. O Que a Comunicação Tem a Dizer Sobre Classes Sociais? In: Congresso do Intercom Sudeste 2013. Anais do Intercom Sudeste 2013. Bauru/SP, 2013b.
HEPP, Andreas. As configurações comunicativas de mundos midiatizados: pesquisa da midiatização na era da “mediação de tudo”. Matrizes, São Paulo, v. 8, n.1, p. 21-44, jan/jun. 2014.
HEPP, Andreas; KROTZ, Friedrich (org.). Mediatized Worlds: culture and society in a media age. London: Palgrave, 2014.
HJARVARD, Stig. Midiatização: conceituando a mudança social e cultural. Matrizes, São Paulo, v. 8, n.1, p. 21-44, jan/jun. 2014.
HJARVARD, Stig. Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. Matrizes, São Paulo, v. 5, n.2, p. 53-92, jan/jun. 2012.
LELO, Thales; GROHMANN, Rafael. A diversidade do conceito de circulação nos estudos em Comunicação. ECCOM – Educação, Cultura e Comunicação. V. 5, n. 9, p. 21-34, jan/jun 2014.
LEONTIEV, Alexis. O Desenvolvimento do Psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004
LIVINGSTONE, Sonia, On the mediation of everything: ICA presidential address 2008, Journal of Communication. V 59, n.1, pp. 1-18, 2009.
LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Mediação e Recepção: algumas conexões teóricas e metodológicas nos estudos latino-americanos de comunicação. Matrizes, São Paulo, v. 8, n.1, p. 21-44, jan/jun. 2014.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; MUNGIOLI, Maria Cristina P. Brasil: a telenovela como fenômeno midiático. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de.; GÓMEZ, Guilherme Orozco (orgs.). OBITEL 2013. Memória Social e Ficção Televisiva em Países Ibero-Americanos. Porto Alegre: Sulina, 2013.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Comunicação, cultura e hegemonia. Tradução: Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
MATTOS, Maria Ângela; JANOTTI JUNIOR, Jeder; JACKS, Nilda (Org.). Mediação & Midiatização. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2012.
MAURO, Rosana. Aspectos da midiatização do consumo e do sentido de classe social na telenovela: a representação da “nova classe C”. Dissertação de Mestrado. São Paulo: ECA – USP, 2014. 159 p.
MURDOCK, Graham. Comunicação contemporânea e questões de classe. Matrizes, São Paulo, v. 2 n. 2, p.31-56, 2009.
NERI, Marcelo Cortes (coord.). A Nova Classe Média: O Lado Brilhante dos Pobres. Rio de Janeiro: FGV/CPS, 2010.
POCHMANN, Márcio. O Mito da Grande Classe Média: capitalismo e estrutura social. São Paulo: Boitempo, 2014.
RONSINI, Veneza. A Crença no Mérito e a Desigualdade: a recepção da telenovela do horário nobre. Porto Alegre: Sulina, 2012.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Ed. Cortez, 2010.
SIGNATES, Luiz. Estudo sobre o conceito de mediação e sua validade como categoria de análise para os estudos de comunicação. In: SOUSA, Mauro Wilton de (org.). Recepção Midiática e Espaço Público: novos olhares. São Paulo: Paulinas, 2006.
SILVERSTONE, Roger. Por Que Estudar a Mídia? São Paulo: Loyola, 2002.
SOUZA, Jessé. Os Batalhadores Brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010
STRÖMBÄCK, Jesper. Four Phases of Mediatization: An Analysis of the Mediatization of
Politics. The International Journal of Press/Politics. V. 13, n. 3, p. 228-246, Jul. 2008
VERÓN, Eliseo. Teoria da midiatização: uma perspectiva semioantropológica e algumas de suas consequências. Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 13-19, jan/jun. 2014.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.