Um olhar sobre o Brasil: como Eliane Brum retrata o Brasil e os brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.172382Palavras-chave:
Brasil, Comunicação, Imaginário, Jornalismo, Eliane BrumResumo
A mídia exerce um papel central na nossa sociedade. Ela, como um dos pilares da comunicação contemporânea, influencia a forma como compreendemos o mundo, a nós mesmos e ao grupo ao qual pertencemos. Devido às mudanças que o Brasil passou nos últimos cinco anos, este artigo propõe revisitar conceitos clássicos e contemporâneos do imaginário do País – propostos por Freyre, Hollanda, Souza, Schwarcz e Starling – e compará-los com o que é divulgado por uma das principais jornalistas brasileiras, Eliane Brum. O objetivo é avaliar de que forma a percepção de Brasil descrita pela jornalista se aproxima ou se afasta das propostas pelos estudiosos. Para atingir essa meta, foi feita uma análise de conteúdo, aos moldes de Laurence Bardin, dos textos publicados por Brum em 2019, em especial aqueles nos quais as palavras Brasil e brasileiro/a (s) eram mais utilizadas.
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