Juventude e consumo de notícias: comportamento geracional e hábitos culturais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.131880Palavras-chave:
juventude, consumo, notícias, culturaResumo
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa “Juventude, produção e consumo de notícias: novas dinâmicas, usos e apropriações”. Analisamos os hábitos de 100 jovens entre 18 e 23 anos, pertencentes a dois grupos distintos: alunos do curso de Comunicação Social-Jornalismo, da Universidade Federal Fluminense, e estudantes do Pré-Universitário Popular. A análise buscou identificar a relação entre dados demográficos, hábitos de consumo e percepções, num ambiente marcado pela proliferação de conteúdos e dispositivos midiáticos. A especificidade da proposta está na investigação das formas de apropriação e consumo das notícias, um conceito, aliás, em transição, como analisamos. Buscou-se, ainda, estabelecer diferenças entre os comportamentos e crenças desse grupo etário, no que diz respeito à mídia, e dos demais extratos da população, mapeando o que seria um comportamento geracional.
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