Crímenes, risas y tensión: consideraciones sobre el humor en pódcasts brasileños de true crime
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2023.217154Palabras clave:
crimes reais, humor, linguagem radiofônica, podcastingResumen
Este trabajo reflexiona sobre los elementos humorísticos presentes en relatos sonoros de crímenes reales. Con ese objetivo, identificamos un conjunto de procedimientos retóricos y expresivos relacionados con el humor en los pódcasts Modus Operandi y Café com Crime, que caracterizan estos relatos tanto en el plano verbal como en aspectos
específicamente sonoros. Desde allí, presentamos contribuciones a la teoría del true crime, que describe códigos narrativos típicos del género, y observamos un esfuerzo de estos pódcasts por equilibrar la tensión narrativa y la comicidad. También consideramos la posibilidad de una subversión del concepto de alivio cómico para dar lugar a estrategias de salvaguarda dramática con la función de trazar límites a la risa en el ámbito de este género. Por último, planteamos posibles caminos para debates éticos.
Descargas
Referencias
Alberti, V. (2002). O riso e o risível: na história do pensamento. Jorge Zahar.
Attardo, S. (Ed.). (2014). Encyclopedia of Humor Studies. SAGE Publications.
Balsebre, A. (1994). El lenguaje radiofónico. Cátedra.
Barthes, R. (2011). Introdução à análise estrutural da narrativa. In R. Barthes et al. (Orgs.), Análise estrutural da narrativa (pp. 9-43). Vozes.
Battles, K., & Keeler, A. (2022). True crime and Audio Media. In M. Lindgren & J. Loviglio (Eds.), The Routledge Companion to Radio and Podcast Studies (pp. 188-197). Routledge.
Boling, K. S. (2019). True crime podcasting: Journalism, justice or entertainment? Radio Journal: International Studies in Broadcast & Audio Media, 17(2), 161-178.
Café com Crime. (2023, junho 31). [Podcast áudio]. https://abrir.link/el6Qa.
Cassadei, E. B. (2002). As diferentes noções de código narrativo na obra de Roland Barthes: as translações de sentido em um conceito. Estudos Semióticos, 8(1), 1-14.
Chabrol, C. (2006). Humour and the Media. Questions de communication, 10. http://journals.openedition.org/questionsdecommunication/8865
Charaudeau, P. (2011). Des catégories pour l’humour. Précisions, rectifications, compléments. In M. D. Vivero Garcia (Org.), Humour et crises sociales. Regards croisés France-Espagne (pp. 9-43). L’Harmattan.
Chartable. (2023). Spotify Brazil: Top Podcasts Podcast Charts. Top Podcasts. Chartable. https://chartable.com/charts/spotify/brazil-top-podcasts
Ferraretto, L. A (2014). Rádio: teoria e prática. Summus.
Huertas, C (2022). Os podcasts mais ouvidos de 2022, segundo o Spotify. Meio e Mensagem. https://www.meioemensagem.com.br/midia/podcasts-mais-ouvidos-de-2022
Jáuregui, C., & Viana, L. (2022a). Relatos sonoros de um crime: O Caso Evandro pela ótica do True Crime. Revista FAMECOS, 29(1), e41123.
Jáuregui, C., & Viana, L. (2022b). A mulher e a casa investigadas: notas sobre o “narrador detetive” em podcasts de True crime. [Apresentação de trabalho]. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, João Pessoa.
Jáuregui, C., & Viana, L. (2022c). A análise psicológica no True Crime: um estudo dos podcasts Modus Operandi e Assassinos em Série. INSÓLITA – Revista Brasileira de Estudos Interdisciplinares do Insólito, da Fantasia e do Imaginário, 2(2), 27-44.
Kischinhevsky, M. (2016). Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Mauad X.
Maingueneau, D. (1997). Novas tendências em análise do discurso. Editora Unicamp.
Meditsch, E. (2010). A informação sonora na webemergência: sobre as possibilidades de um radiojornalismo digital na mídia e pós-mídia. In A. F Magnoni & J. M. C Carvalho (Orgs.), O novo rádio: cenários da radiodifusão na era digital (pp. 203-238). Editora Senac São Paulo.
Modus Operandi. [1 junho 2023]. [Podcast áudio]. Globoplay. https://abrir.link/HZlPX
Morreall, J. (2009). Comic relief: a comprehensive philosophy of humour. Wiley-Blackwell.
Murley, J. (2008). The rise of true crime: Twentieth century murder and American popular culture. Prager.
Pew Research (2023, junho 15). A Profile of the Top-Ranked Podcasts in the U.S. https://abrir.link/A32hz
Punnett, I. C. (2018). Toward a Theory of True crime Narratives: A Textual Analysis [E-book Kindle]. Routledge.
Vogler, C. (2015). A jornada do escritor: estrutura mítica para escritores. Aleph.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Carlos Jáuregui
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.