Tecnologias digitais e interatividade na televisão brasileira: evidências de uma reconfiguração em processo nos modos de assistir e produzir programas jornalísticos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.83584Palabras clave:
cultura, interatividade, programas jornalísticos.Resumen
As variações na experiência televisual motivadas pelo uso das tecnologias digitais têm afetado os convites diretos para a interação da audiência em telejornais e revistas eletrônicas. O artigo aborda estes convites, apresentando dados de pesquisa em curso que analisa o que é classificado como um estágio na preparação cultural para ações de interatividade por parte do público – fala-se em estágio, pois é possível observar a ocorrência de convites para interação desde a década de 1980 (via Correios ou telefone). É apresentado levantamento quantitativo dos convites realizados em programas jornalísticos das redes Globo (2011 a 2013) e Record (em 2013); os dados empíricos habilitam análises qualitativas que evidenciam redefinições na duração nos modos de ver/produzir programas jornalísticos no momento em que o público aumenta o uso da internet enquanto assiste TV.Descargas
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Publicado
2014-08-09
Número
Sección
ARTIGOS
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Cómo citar
Tecnologias digitais e interatividade na televisão brasileira: evidências de uma reconfiguração em processo nos modos de assistir e produzir programas jornalísticos. (2014). Novos Olhares, 3(1), 51-60. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.83584