Política Editorial

Foco e Escopo

Novos Olhares tem como foco valorizar a abordagem diferenciada sobre um amplo leque de temas dentro do campo das práticas midiáticas. Dentre eles, destacam-se: práticas e processos da comunicação audiovisual, em seus desdobramentos no cinema, rádio, TV e internet, analisados a partir de um viés técnico, social ou discursivo; as linguagens aplicadas às tecnologias da comunicação midiática; as mediações sociais e culturais realizadas pelas mídias; o jornalismo e os caminhos da informação noticiosa; a convergência midiática e seus impactos sociais; formas de conteúdo e interações vinculadas às mídias sociais baseadas em internet; as transformações culturais implicadas com e pelo uso das tecnologias de informação e comunicação; questões de pertencimento e identidade vinculadas à exposição midiática.

Em especial, serão priorizados:

1) trabalhos que sejam frutos de pesquisa científica cujos resultados apontem para temas e problemas atuais relacionados às práticas da comunicação midiática.
2) trabalhos que promovam uma releitura histórica e, por meio de novos dados, tragam contribuições a debates consolidados, permitindo maior clareza e compreensão dos desafios contemporâneos do campo midiático.
3) ensaios lastreados em levantamento bibliográfico, que contribuam para a construção do conhecimento teórico a partir de leituras atualizadas de teorias institucionalizadas.

Textos fora do escopo da revista terão seus méritos julgados pelos editores da revista, e poderão ser publicados desde tragam relevante contribuição ao campo da Comunicação.

Autoria

Como regra geral, somente doutores e doutorandos podem submeter artigos à Novos Olhares. Mestres e mestrandos serão aceitos apenas quando os trabalhos forem escritos em coautoria com pesquisadores de maior titulação.

Artigos que tenham entre seus coautores indivíduos de menor titulação (especialistas, graduados e graduandos) serão considerados apenas se estes integrarem equipes de projetos laboratoriais financiados, conduzidos por professores doutores. Nestes casos especiais, deverá ser incluída uma justificativa no ato da submissão, detalhando a participação do estudante no projeto. Os editores da Novos Olhares irão, então, avaliar previamente a pertinência do projeto e do texto enviado, reservando-se o direito de recusar a submissão. Para todos os efeitos, não são considerados os projetos realizados em salas de aula de graduação, ou aqueles exclusivamente de Iniciação Científica. Salienta-se que a responsabilidade pela redação do artigo submetido à revista é do professor com titulação de doutor.

Em caso de múltiplos autores, a ordem de autoria deve corresponder à dedicação de cada um: o primeiro autor é aquele com maior percentual de contribuição ao trabalho submetido, independentemente da titulação.

A Novos Olhares não cobra qualquer tipo de taxa dos autores do artigo submetido e/ou aprovado para publicação.

Pré-avaliação pelos editores

Todos os artigos submetidos à Novos Olhares são avaliados previamente pelos editores. Artigos que não estejam dentro do escopo da publicação, ou que não atendam integralmente as normas de publicação ou as políticas editoriais terão a submissão recusada antes da avaliação por pares. Casos excepcionais que não atendam a tais demandas, mas que os editores reconheçam méritos que justifiquem sua publicação, poderão ser enviado para avaliação por pares após julgamento por membros do comitê científico. 

Processo de Avaliação pelos Pares

São aceitos artigos vinculados à área de atuação da revista e de acordo com suas normas de publicação. Os artigos são submetidos a dois pareceristas que podem ser membros do Conselho Editorial da revista ou convidados ad-hoc. Os pareceres seguem critérios de avaliação elaborados pela Comissão Editorial da revista. Em caso de empate entre pareceres, é designado um terceiro parecerista para a decisão final de publicação.

Ética

Novos Olhares: revista de estudos sobre práticas de recepção a produtos midiáticos segue o código de ética estabelecido pelo Committee on Publication Ethics (COPE).

Originalidade e ineditismo

Para que um texto seja inédito, este não deve ter sido publicado anteriormente. Isso inclui formatos impressos e digitais, com ou sem registro. Em casos de trabalhos que constem em anais de eventos e também materiais já disponíveis em repositórios institucionais (dissertações e teses), os autores são incentivados a revisar suas produções levando em consideração as discussões feitas com os pares antes de realizar submissão à revista.

Redundância ou duplicação de publicação

Todos os artigos passam por processo de detecção de redundância tanto por programas antiplágio como por ação humana. Os resultados são informados aos editores, que passam a investigar e a reunir provas documentais. São observadas a extensão e a natureza da redundância.

Se a sobreposição não for significativa, os revisores serão informados da decisão e dos procedimentos da revisão. Em casos de sobreposição menor – com alguns elementos de redundância ou sobreposição legítima (por exemplo, exposição de métodos, atualização de análises já feitas ou discussão focada em públicos diferentes) – o autor será contatado e informado sobre a posição do periódico. Será explicado que aquele trabalho secundário deve referenciar o original ou, então, ter o material em sobreposição removido. Esse procedimento é acompanhado de revisão e decisão editorial.

Para sobreposições extensas ou resultados muito similares, evidenciando que o autor tentou esconder a redundância, não citando o trabalho anterior, haverá contato por escrito com o autor da submissão apresentando documentação que evidencia duplicação ou redundância e a declaração assinada por ele de que o trabalho submetido não foi publicado em nenhum outro lugar.

Se a resposta do autor for satisfatória – por exemplo, republicação legítima – este será informado sobre a posição do periódico e o comportamento futuro esperado. Quando a resposta for insatisfatória ou houver admissão de culpa, o autor será informado sobre a rejeição de sua submissão e os editores considerarão informar o ocorrido aos agentes superiores e/ou responsáveis pela pesquisa. O revisor também será avisado sobre a ação tomada.

Plagiarismo

A revista utiliza a ferramente Similarity Check Crossref iThenticate para a prevenção de plágios.

Casos suspeitos de plagiarismo devem ser informados aos editores. A notificação é confirmada e tem início a reunião de provas documentais a partir de avaliação sobre o grau de cópia.

Em casos de cópia menor – frases curtas, por exemplo, e nenhuma atribuição errada de dados – os editores contatarão o autor da submissão, explicando a posição do periódico e a necessidade de correção do trabalho. Os que relataram a suspeita de plagiarismo serão informados sobre as ações do periódico.

Quando se tratar de plagiarismo claro – com uso de grandes porções de texto e/ou dados, como se fossem de autoria própria – será feito contato por escrito com o autor da submissão, enviando-lhe uma cópia da declaração de autoria e originalidade feita por ele juntamente com as evidências encontradas de plagiarismo. O autor deverá entrar em contato com os editores, fornecendo explicações.

Se a resposta aos editores for satisfatória, o autor será instruído sobre a posição do periódico e o comportamento futuro desejado. Mas, se for insatisfatória, será considerada a retirada do trabalho submetido ou já publicado e o ocorrido será informado aos veículos editoriais envolvidos, também aos agentes superiores e/ou responsáveis pela realização da pesquisa, bem como à vítima e aos leitores.

Nos casos em que o autor não fornecer resposta aos editores, haverá tentativa de contato com os co-autores e/ou a instituição do autor, solicitando que o problema seja informado aos seus superiores ou responsáveis pela pesquisa. Se não houver respostas, o contato será refeito no período de 3 a 6 meses. Depois disso, será cogitado o contato com outras autoridades.

Declaração de posição sobre Inteligência Artificial (IA)

A Novos Olhares adota o posicionamento do COPE (Committee on Publication Ethics) em relação às ferramentas de inteligência artificial (IA), deixando claro que os autores que as utilizarem na redação de um manuscrito, na produção de imagens ou elementos gráficos do artigo, ou na coleta e análise de dados, devem ser transparentes ao divulgar na seção de Materiais e Métodos (ou similar) do artigo como a ferramenta de IA foi usada e qual ferramenta foi usada. Os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo de seu manuscrito, mesmo as partes produzidas por uma ferramenta de IA, e portanto são responsáveis por qualquer violação da ética de publicação.