Análise da exposição dos presidenciáveis do segundo turno das eleições de 2018 no Twitter

Autores

  • Jéssica Vieira Torres Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Luis Alberto de Farias Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.188342

Palavras-chave:

Eleições 2018, Segundo turno, Fernando Haddad, Jair Bolsonaro, Twitter

Resumo

O artigo busca analisar a exposição dos candidatos Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Twitter durante o segundo turno das eleições presidenciais brasileiras de 2018. Para tanto, por meio de análise de conteúdo das publicações de seus perfis oficiais, foram verificados os temas recorrentes, a interação gerada (curtidas, retweets e comentários) e o layout das publicações. A análise confirmou as hipóteses de que há características comuns entre as postagens de ambos os candidatos, de que as críticas ao oponente geram mais interações do que propostas/agenda política e de que os candidatos utilizam mais as redes sociais para se autopromover do que para expor seus planos.

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Biografia do Autor

  • Jéssica Vieira Torres, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Mestranda em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Especialista em Comunicação Digital pela mesma instituição.

  • Luis Alberto de Farias, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Livre docente e doutor em Comunicação e Cultura pela USP. Professor associado da ECA-USP. Professor Titular da Universidade Metodista de São Paulo.

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Publicado

2022-06-29

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Análise da exposição dos presidenciáveis do segundo turno das eleições de 2018 no Twitter. (2022). Novos Olhares, 11(1), 79-90. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.188342