Diálogo no contexto organizacional e lugares de estratégia, argumentação e resistência

Autores

  • Ângela Cristina Salgueiro Marques Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Comunicação Social. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
  • Rennan Lanna Martins Mafra Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Economia Rural

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139193

Palavras-chave:

Comunicação organizacional. Diálogo. Estratégia. Argumentação. Resistência.

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender o diálogo não como gesto voltado a harmonizar a cena de interlocução organizacional, mas como processo dissensual capaz de torná-la espaço efetivo de trocas, de tratamento de problemas coletivos e de verificação conflitiva de uma pretensa igualdade entre os interlocutores, sempre posicionados na cena com distintos graus de assimetrias. Nesse sentido, tomaremos o diálogo no contexto organizacional como uma instância de humanização, a partir da confluência de três lugares específicos, socialmente e discursivamente engendrados: o lugar da estratégia; o lugar da argumentação e o lugar da resistência. Tais lugares tenderiam a alimentar uma constante criação de cenas dialógicas nas quais os sujeitos se constituem como interlocutores autônomos.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ângela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Comunicação Social. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
    Doutora e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG.
  • Rennan Lanna Martins Mafra, Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Economia Rural
    Doutor e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento de Economia Rural (Área Teorias da Comunicação e Desenvolvimento Socioeconômico) e do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

MARQUES, Ângela Cristina Salgueiro; MAFRA, Rennan Lanna Martins. Diálogo no contexto organizacional e lugares de estratégia, argumentação e resistência. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 19, p. 72–84, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139193. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139193.. Acesso em: 3 maio. 2024.