Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no Instagram

Autores

  • Maria Eugênia Porém Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Taynara Ferrarezi Carvalho Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Michelle Moreira Braz Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.201291

Palavras-chave:

Comunicação, Empreendedorismo feminino, Discurso, Feminismo, Cultura empreendedora

Resumo

Este artigo busca refletir acerca das relações de sentidos implicadas no fenômeno do empreendedorismo feminino, a partir da análise de quatro perfis no Instagram. Num cruzamento entre a perspectiva comunicacional e a análise crítica do discurso, verificamos que tais perfis apresentam a mulher como prolongamento de sua empresa, racionalidade presente na cultura empreendedora e em intersecção com a visão estabelecida pelo feminismo neoliberal na qual barreiras de gênero podem ser superadas se as mulheres tiverem consciência de suas capacidades individuais.

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Biografia do Autor

  • Maria Eugênia Porém, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

    Pós-doutorado em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).
    Mestra em Comunicação pela Unesp. Professora assistente na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp.

  • Taynara Ferrarezi Carvalho, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

  • Michelle Moreira Braz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutora e mestra em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).
    Docente no curso de Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

PORÉM, Maria Eugênia; CARVALHO, Taynara Ferrarezi; BRAZ, Michelle Moreira. Empreendedorismo feminino e feminismo neoliberal: uma perspectiva comunicacional e crítica a partir de perfis de empreendedoras no Instagram. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 41, p. 175–189, 2023. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.201291. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201291.. Acesso em: 26 abr. 2024.