Percepção parental sobre aquisição e perda de palavras no autismo: estudo comparativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3116

Palavras-chave:

Autismo, Regressão, Linguagem

Resumo

Algumas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam perda de habilidades previamente adquiridas, especialmente a de utilização de palavras, fenômeno ainda pouco compreendido. O objetivo deste estudo foi investigar a percepção dos pais sobre a idade de aquisição e perda de palavras em indivíduos com TEA, comparados a crianças com Síndrome de Down (SD) e desenvolvimento típico (GC). Pais de 77 indivíduos com TEA, de 33 com SD e 63 do GC preencheram um inventário sobre perda de palavras e habilidades de desenvolvimento. A mediana da idade de aquisição das primeiras palavras foi 14 meses no TEA, em torno de quatro meses após o GC, e 23 meses no grupo SD. A perda de palavras ocorreu apenas no grupo TEA (36,4%). A mediana da idade da perda foi 18 meses. A percepção dos pais sobre a perda de palavras pode contribuir para o entendimento desse fenômeno como um potencial indicador precoce do TEA.

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Biografia do Autor

  • Bárbara Backes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brazil

  • Tatiana Pontrelli Mecca, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

    Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, São Paulo-SP, Brazil

  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo-SP, Brazil

  • Juliana Burges Sbicigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brazil

  • Cleonice Alves Bosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brazil

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento

Como Citar

Backes, B., Mecca, T. P., Teixeira, M. C. T. V., Sbicigo, J. B., & Bosa, C. A. (2021). Percepção parental sobre aquisição e perda de palavras no autismo: estudo comparativo. Paidéia (Ribeirão Preto), 31, e3116. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3116