Adaptabilidade de carreira no 9.º ano: eficácia da intervenção em dois anos letivos consecutivos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3132Palavras-chave:
Adaptabilidade, Intervenção psicológica, Adolescência, Efeitos ambientaisResumo
O programa “Eu Pertenço ao Meu Futuro!” tem evidências de eficácia na adaptabilidade de carreira de alunos/as portugueses do 9.º ano escolar. Contudo, variações desta eficácia, nunca foram analisadas. Este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia daquele em dois anos letivos consecutivos, 2015/16 e 2016/17, período de mudanças governamentais, com impacto nos projetos educativos das escolas. Participaram 2376 alunos/as [1201 (50.5%) rapazes; idade M = 14.53 anos; DP = .836], 1138 do grupo experimental e 816 do grupo de controlo. Respostas à Escala sobre Adaptabilidade, num pré e pós-teste, intervalados sete semanas, foram tratadas por meio da MANOVA. Os resultados indicam que a intervenção atingiu resultados esperados, na confiança e no controlo, em 2016/17. O programa teve efeitos distintos nos dois anos letivos, mais favoráveis no segundo ano. Torna-se necessário considerar os fatores contextuais e do processo da intervenção que possam explicar tais efeitos.
Downloads
Referências
Barros, L. O., Ambiel, R. A. M., & Noronha, A. P. P. (2019). Indicadores de formação teórica e prática de orientadores profissionais e de carreira [Indicators of theoretical and practical training of vocational guidance practitioners]. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 20(2), 107-118. doi:10.26707/1984-7270/2019v20n2p107
Borba, B. M. R., & Marin, A. H. (2018). Indicators of emotional and behavioral problems in adolescents: Evaluation among multiple informants. Paidéia (RibeirãoPreto), 28, e2825. doi:10.1590/1982-4327e2825
Brown, S. D., & Roche, M. (2015). The outcomes of vocational interventions: Thirty (some) years later. Journal of Career Assessment, 24(1), 26-41. doi:10.1177/1069072715579666
Cardoso, P., Janeiro, I. N., & Duarte, M. E. (2017). Life design counseling group intervention with Portuguese adolescents: A process and outcome study. Journal of Career Development, 45(2), 183-196. doi:10.1177/0894845316687668
Carvalho, R. G. (2015). Quantitative and qualitative assessment of adolescents’ future time perspective. Paidéia (Ribeirão Preto), 25(61), 163-172. doi:10.1590/1982-43272561201504
Cohen, J. E. (1988). The significance of a Product Moment rs. In Statistical power analysis for the behavioral sciences (pp. 75-108). New York, NY: Lawrence Erlbaum.
Comissão Europeia. (2016). Monitor da Educação e da Formação 2016: Portugal [Education and Training Monitor 2016: Portugal]. Retrieved from https://www.cnedu.pt/
https://www.cnedu.pt/content/noticias/internacional/monitor2016-pt_pt.pdf
Comissão Europeia. (2017). Monitor da Educação e da Formação 2017: Portugal [Education and Training Monitor 2017: Portugal]. Retrieved from https://www.cnedu.pt/
https://www.poch.portugal2020.pt/pt-pt/Candidaturas/Documents/monitor2017-pt_pt.pdf
Cordeiro, S. A., Taveira, M. C., Neves, L., Silva, A. D., Rodrigues, B., & Costa-Lobo, C. (2017). Efeitos de uma intervenção psicológica vocacional na adaptabilidade de carreira [Effects of a vocational psychological intervention on career adaptability]. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 8, 93-104. Retrieved from http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2480/pdf
Decreto-Lei No. 190 (1991, 17 de maio). Cria nos estabelecimentos de educação e ensino públicos os serviços de psicologia e orientação. Diário da República, série 1-A. Recuperado de https://data.dre.pt/eli/dec-lei/190/1991/05/17/p/dre/pt/html
Degn, L., Franssen, T., Sorensen, M. P., & Rijcke, S. (2018). Research groups as communities of practice - A case study of high-performing research groups. Higher Eucation, 76(2), 231-246. doi:10.1007/s10734-017-0205-2
Direção Geral da Administração Escolar. (2016). Nota Informativa: Necessidades temporárias de formação em areas técnicas específicas - Contratação de psicólogos [Informative Note: Temporary training needs in specific technical areas - Hiring psychologists]. Retrieved from https://www.dgae.mec.pt/download/recrutamento/notas_informativas/201617/20160901_rec_ni_ContatacaoEsc_Psicologos.pdf
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Direção de Serviços de Estatísticas da Educação, & Divisão de Estatísticas do Ensino Básico e Secundário. (2018). Regiões em números 2016/2017 – Norte [Regions in numbers 2016/2017 - North] (Vol. 1). Retrieved from https://www.dgeec.mec.pt/np4/96/
Duarte, M. E., Soares, M. C., Fraga, S., Rafael, M., Lima, M. R., Paredes, I., … Djaló, A. (2012). Career Adapt-Abilities Scale–Portugal form: Psychometric properties and relationships to employment status. Journal of Vocational Behavior, 80(3), 725-729. doi:10.1016/j.jvb.2012.01.019
Fernández-Ballesteros, R. (2001). Environmental conditions, health and satisfaction among the elderly: Some empirical results. Psicothema, 13(1), 41-49.
Fretz, B. R. (1981). Evaluating the effectiveness of career interventions. Journal of Counseling Psychology, 28(1), 77-90. doi:10.1037/0022-0167.28.1.77
Governo da República Portuguesa. (2015). Programa do XXI Governo Constitucional 2015-2019 [XXI Constitutional Government Program 2015-2019]. Retrieved from https://www.portugal.gov.pt/ficheiros-geral/programa-do-governo-pdf.aspx
Green, Z. A., Noor, U., & Hashemi, M. N. (2019). Furthering proactivity and career adaptability among university students: Test of intervention. Journal of Career Assessment, 28(3), 402-424. doi:10.1177/1069072719870739
Hedges, L. V., & Olkin, I. (1985). Statistical methods for meta-analysis. San Diego, CA: Academic Press.
Herr, E. L. (2008). Social contexts for career guidance throughout the world. In J. A. Athanasou & R. Van Esbroeck (Eds.), International handbook of career guidance (pp. 45-67). Dordrecht, The Netherlands: Springer.
Hirschi, A. (2009). Swiss adolescents’ career aspirations: Influence of context, age, and career adaptability. Journal of Career Development, 36(3), 228-245. doi:10.1177/0894845309345844
Hirschi, A. (2011). Career-choice readiness in adolescence: Developmental trajectories and individual differences. Journal of Vocational Behavior, 79(2), 340-348. doi:10.1016/j.jvb.2011.05.005
Janeiro, I. N., Mota, L. P., & Ribas, A. M. (2014). Effects of two types of career interventions on students with different career coping styles. Journal of Vocational Behavior, 85(1), 115-124. doi:10.1016/j.jvb.2014.05.006
Langher, V., Nannini, V., & Caputo, A. (2018). What do university or graduate students need to make the cut? A meta-analysis on career intervention effectiveness. Journal of Educational, Cultural and Psychological Studies, 17, 21-43. doi:10.7358/ecps-2018-017-lang
Lent, R. W., & Brown, S. D. (2020). Career decision making, fast and slow: Toward an integrative model of intervention for sustainable career choice. Journal of Vocational Behaviour, 120, 103448. doi:10.1016/j.jvb.2020.103448
Maree, J. G. (2019). Group career construction counseling: A mixed-methods intervention study with high school students. The Career Development Quarterly, 67(1), 47-61. doi:10.1002/cdq.12162
Martinez, R. R., Baker, S. B., & Young, T. (2017). Promoting career and college readiness, aspirations, and self-efficacy: Curriculum field test. The Career Development Quarterly, 65(2), 173-188. doi:10.1002/cdq.12090
Mendes, S. A., Abreu-Lima, I., & Almeida, L. S. (2015). Psicólogos escolares em Portugal: Perfil e necessidades de formação [School psychologists in Portugal: Training profile and educational needs]. Estudos de Psicologia (Campinas), 32(3), 405-416. doi:10.1590/0103-166X2015000300006
Mendes, S. A., Lasser, J., Abreu-Lima, I., & Almeida, L. S. (2016). All different or all the same? Exploring the diversity of professional practices in Portuguese school psychology. European Journal of Psychology of Education, 32(2), 251-269. doi:10.1007/s10212-016-0297-6
Obi, O. P. (2015). Constructionist career counseling of undergraduate students: An experimental evaluation. Journal of Vocational Behavior, 88, 215-219. doi:10.1016/j.jvb.2015.03.009
Oliveira, C. T., Teixeira, M. A. P., & Dias, A. C. G. (2017). Revisão sistemática da literatura sobre características de intervenções em carreira [Systematic literature review on characteristics of career interventions]. Revista de Psicologia da IMED, 9(2), 125-141. doi:10.18256/2175-5027.2017.v9i2.1464
Patton, W. A., & McIlveen, P. F. (2009). Context and models for the analysis of individual and group needs. The Career Development Quarterly, 57(4), 327-334. doi:10.1002/j.2161-0045.2009.tb00118.x
Pedró García, F. (2018). Tendencias internacionales en innovación educativa: Retos y oportunidades [Intentional trends in educational innovation: Challenges and opportunities]. In F. Rey & M. Jabonero (Coords.), Sistemas educativos decentes (pp. 71-99). Madrid, España: Fundación Santillana/Junta de Castilla y León.
Santilli, S., Nota, L., & Hartung, P. J. (2018). Efficacy of a group career construction intervention with early adolescent youth. Journal of Vocational Behavior, 111, 49-58. doi:10.1016/j.jvb.2018.06.007
Savickas, M. L. (2013). Career construction theory and practice. In S. D. Brown & R. W. Lent (Eds.), Career development and counseling: Putting theory and research to work (2nd ed., pp. 147-183). Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.
Savickas, M. L., & Porfeli, E. J. (2012). Career Adapt-Abilities Scale: Construction, reliability, and measurement equivalence across 13 countries. Journal of Vocational Behavior, 80(3), 661-673. doi:10.1016/j.jvb.2012.01.011
Silva, L. (2016). Estudo sobre a orientação vocacional e profissional: Escolhas [Study on Vocational Guidance and Professional: Choices]. Psicologia Escolar e Educacional, 20(2), 239-244. doi:10.1590/21753539/2015/0202957
Spokane, A. (2004). Avaliação das intervenções de carreira [Evaluation of career interventions]. In L. Leitão (Coord.), Avaliação psicológica em orientação escolar e profissional (pp. 455-473). Coimbra, Portugal: Quarteto.
Spokane, A. R., & Nguyen, D. (2016). Progress and prospects in the evaluation of career assistance. Journal of Career Assessment, 24(1), 3-25. doi:10.1177/1069072715579665
Super, D. (1990). A life-span, life-space approach to career development. In D. Brown & L. Brooks (Eds.), Career choice and development: Applying contemporary theories to practice (2nd ed., pp. 197-261). San Francisco, CA: Jossey Bass.
Taveira, M. C. (2015). “Eu pertenço ao Meu Futuro!” Programa de Intervenção Vocacional: Versão para os alunos do 9.º ano de escolaridade 2015-2016 [“I belong to My Future!” Vocational Intervention Program: Version for students of the 9th grade 2015-2016]. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Rede Local de Educação e Formação de Vila Nova de Famalicão.
Whiston, S. C., Li, Y., Mitts, N. G., & Wright, L. (2017). Effectiveness of career choice interventions: A meta-analytic replication and extension. Journal of Vocational Behavior, 100, 175-184. doi:10.1016/j.jvb.2017.03.010
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.