Adaptabilidade de carreira no 9.º ano: eficácia da intervenção em dois anos letivos consecutivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3132

Palavras-chave:

Adaptabilidade, Intervenção psicológica, Adolescência, Efeitos ambientais

Resumo

O programa “Eu Pertenço ao Meu Futuro!” tem evidências de eficácia na adaptabilidade de carreira de alunos/as portugueses do 9.º ano escolar. Contudo, variações desta eficácia, nunca foram analisadas. Este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia daquele em dois anos letivos consecutivos, 2015/16 e 2016/17, período de mudanças governamentais, com impacto nos projetos educativos das escolas. Participaram 2376 alunos/as [1201 (50.5%) rapazes; idade M = 14.53 anos; DP = .836], 1138 do grupo experimental e 816 do grupo de controlo. Respostas à Escala sobre Adaptabilidade, num pré e pós-teste, intervalados sete semanas, foram tratadas por meio da MANOVA. Os resultados indicam que a intervenção atingiu resultados esperados, na confiança e no controlo, em 2016/17. O programa teve efeitos distintos nos dois anos letivos, mais favoráveis no segundo ano. Torna-se necessário considerar os fatores contextuais e do processo da intervenção que possam explicar tais efeitos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Catarina Luzia de Carvalho, Universidade do Minho

    Research Fellow and a Ph.D. candidate of the PhD in Applied Psychology Program at the Universidade do Minho, Braga, Portugal.

  • Maria do Céu Taveira, Universidade do Minho

    Universidade do Minho, Braga, Portugal

  • Rodolfo Augusto Matteo Ambiel, Universidade São Francisco

    Universidade São Francisco, Campinas-SP, Brazil

Referências

Barros, L. O., Ambiel, R. A. M., & Noronha, A. P. P. (2019). Indicadores de formação teórica e prática de orientadores profissionais e de carreira [Indicators of theoretical and practical training of vocational guidance practitioners]. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 20(2), 107-118. doi:10.26707/1984-7270/2019v20n2p107

Borba, B. M. R., & Marin, A. H. (2018). Indicators of emotional and behavioral problems in adolescents: Evaluation among multiple informants. Paidéia (RibeirãoPreto), 28, e2825. doi:10.1590/1982-4327e2825

Brown, S. D., & Roche, M. (2015). The outcomes of vocational interventions: Thirty (some) years later. Journal of Career Assessment, 24(1), 26-41. doi:10.1177/1069072715579666

Cardoso, P., Janeiro, I. N., & Duarte, M. E. (2017). Life design counseling group intervention with Portuguese adolescents: A process and outcome study. Journal of Career Development, 45(2), 183-196. doi:10.1177/0894845316687668

Carvalho, R. G. (2015). Quantitative and qualitative assessment of adolescents’ future time perspective. Paidéia (Ribeirão Preto), 25(61), 163-172. doi:10.1590/1982-43272561201504

Cohen, J. E. (1988). The significance of a Product Moment rs. In Statistical power analysis for the behavioral sciences (pp. 75-108). New York, NY: Lawrence Erlbaum.

Comissão Europeia. (2016). Monitor da Educação e da Formação 2016: Portugal [Education and Training Monitor 2016: Portugal]. Retrieved from https://www.cnedu.pt/

https://www.cnedu.pt/content/noticias/internacional/monitor2016-pt_pt.pdf

Comissão Europeia. (2017). Monitor da Educação e da Formação 2017: Portugal [Education and Training Monitor 2017: Portugal]. Retrieved from https://www.cnedu.pt/

https://www.poch.portugal2020.pt/pt-pt/Candidaturas/Documents/monitor2017-pt_pt.pdf

Cordeiro, S. A., Taveira, M. C., Neves, L., Silva, A. D., Rodrigues, B., & Costa-Lobo, C. (2017). Efeitos de uma intervenção psicológica vocacional na adaptabilidade de carreira [Effects of a vocational psychological intervention on career adaptability]. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 8, 93-104. Retrieved from http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2480/pdf

Decreto-Lei No. 190 (1991, 17 de maio). Cria nos estabelecimentos de educação e ensino públicos os serviços de psicologia e orientação. Diário da República, série 1-A. Recuperado de https://data.dre.pt/eli/dec-lei/190/1991/05/17/p/dre/pt/html

Degn, L., Franssen, T., Sorensen, M. P., & Rijcke, S. (2018). Research groups as communities of practice - A case study of high-performing research groups. Higher Eucation, 76(2), 231-246. doi:10.1007/s10734-017-0205-2

Direção Geral da Administração Escolar. (2016). Nota Informativa: Necessidades temporárias de formação em areas técnicas específicas - Contratação de psicólogos [Informative Note: Temporary training needs in specific technical areas - Hiring psychologists]. Retrieved from https://www.dgae.mec.pt/download/recrutamento/notas_informativas/201617/20160901_rec_ni_ContatacaoEsc_Psicologos.pdf

Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Direção de Serviços de Estatísticas da Educação, & Divisão de Estatísticas do Ensino Básico e Secundário. (2018). Regiões em números 2016/2017 – Norte [Regions in numbers 2016/2017 - North] (Vol. 1). Retrieved from https://www.dgeec.mec.pt/np4/96/

Duarte, M. E., Soares, M. C., Fraga, S., Rafael, M., Lima, M. R., Paredes, I., … Djaló, A. (2012). Career Adapt-Abilities Scale–Portugal form: Psychometric properties and relationships to employment status. Journal of Vocational Behavior, 80(3), 725-729. doi:10.1016/j.jvb.2012.01.019

Fernández-Ballesteros, R. (2001). Environmental conditions, health and satisfaction among the elderly: Some empirical results. Psicothema, 13(1), 41-49.

Fretz, B. R. (1981). Evaluating the effectiveness of career interventions. Journal of Counseling Psychology, 28(1), 77-90. doi:10.1037/0022-0167.28.1.77

Governo da República Portuguesa. (2015). Programa do XXI Governo Constitucional 2015-2019 [XXI Constitutional Government Program 2015-2019]. Retrieved from https://www.portugal.gov.pt/ficheiros-geral/programa-do-governo-pdf.aspx

Green, Z. A., Noor, U., & Hashemi, M. N. (2019). Furthering proactivity and career adaptability among university students: Test of intervention. Journal of Career Assessment, 28(3), 402-424. doi:10.1177/1069072719870739

Hedges, L. V., & Olkin, I. (1985). Statistical methods for meta-analysis. San Diego, CA: Academic Press.

Herr, E. L. (2008). Social contexts for career guidance throughout the world. In J. A. Athanasou & R. Van Esbroeck (Eds.), International handbook of career guidance (pp. 45-67). Dordrecht, The Netherlands: Springer.

Hirschi, A. (2009). Swiss adolescents’ career aspirations: Influence of context, age, and career adaptability. Journal of Career Development, 36(3), 228-245. doi:10.1177/0894845309345844

Hirschi, A. (2011). Career-choice readiness in adolescence: Developmental trajectories and individual differences. Journal of Vocational Behavior, 79(2), 340-348. doi:10.1016/j.jvb.2011.05.005

Janeiro, I. N., Mota, L. P., & Ribas, A. M. (2014). Effects of two types of career interventions on students with different career coping styles. Journal of Vocational Behavior, 85(1), 115-124. doi:10.1016/j.jvb.2014.05.006

Langher, V., Nannini, V., & Caputo, A. (2018). What do university or graduate students need to make the cut? A meta-analysis on career intervention effectiveness. Journal of Educational, Cultural and Psychological Studies, 17, 21-43. doi:10.7358/ecps-2018-017-lang

Lent, R. W., & Brown, S. D. (2020). Career decision making, fast and slow: Toward an integrative model of intervention for sustainable career choice. Journal of Vocational Behaviour, 120, 103448. doi:10.1016/j.jvb.2020.103448

Maree, J. G. (2019). Group career construction counseling: A mixed-methods intervention study with high school students. The Career Development Quarterly, 67(1), 47-61. doi:10.1002/cdq.12162

Martinez, R. R., Baker, S. B., & Young, T. (2017). Promoting career and college readiness, aspirations, and self-efficacy: Curriculum field test. The Career Development Quarterly, 65(2), 173-188. doi:10.1002/cdq.12090

Mendes, S. A., Abreu-Lima, I., & Almeida, L. S. (2015). Psicólogos escolares em Portugal: Perfil e necessidades de formação [School psychologists in Portugal: Training profile and educational needs]. Estudos de Psicologia (Campinas), 32(3), 405-416. doi:10.1590/0103-166X2015000300006

Mendes, S. A., Lasser, J., Abreu-Lima, I., & Almeida, L. S. (2016). All different or all the same? Exploring the diversity of professional practices in Portuguese school psychology. European Journal of Psychology of Education, 32(2), 251-269. doi:10.1007/s10212-016-0297-6

Obi, O. P. (2015). Constructionist career counseling of undergraduate students: An experimental evaluation. Journal of Vocational Behavior, 88, 215-219. doi:10.1016/j.jvb.2015.03.009

Oliveira, C. T., Teixeira, M. A. P., & Dias, A. C. G. (2017). Revisão sistemática da literatura sobre características de intervenções em carreira [Systematic literature review on characteristics of career interventions]. Revista de Psicologia da IMED, 9(2), 125-141. doi:10.18256/2175-5027.2017.v9i2.1464

Patton, W. A., & McIlveen, P. F. (2009). Context and models for the analysis of individual and group needs. The Career Development Quarterly, 57(4), 327-334. doi:10.1002/j.2161-0045.2009.tb00118.x

Pedró García, F. (2018). Tendencias internacionales en innovación educativa: Retos y oportunidades [Intentional trends in educational innovation: Challenges and opportunities]. In F. Rey & M. Jabonero (Coords.), Sistemas educativos decentes (pp. 71-99). Madrid, España: Fundación Santillana/Junta de Castilla y León.

Santilli, S., Nota, L., & Hartung, P. J. (2018). Efficacy of a group career construction intervention with early adolescent youth. Journal of Vocational Behavior, 111, 49-58. doi:10.1016/j.jvb.2018.06.007

Savickas, M. L. (2013). Career construction theory and practice. In S. D. Brown & R. W. Lent (Eds.), Career development and counseling: Putting theory and research to work (2nd ed., pp. 147-183). Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.

Savickas, M. L., & Porfeli, E. J. (2012). Career Adapt-Abilities Scale: Construction, reliability, and measurement equivalence across 13 countries. Journal of Vocational Behavior, 80(3), 661-673. doi:10.1016/j.jvb.2012.01.011

Silva, L. (2016). Estudo sobre a orientação vocacional e profissional: Escolhas [Study on Vocational Guidance and Professional: Choices]. Psicologia Escolar e Educacional, 20(2), 239-244. doi:10.1590/21753539/2015/0202957

Spokane, A. (2004). Avaliação das intervenções de carreira [Evaluation of career interventions]. In L. Leitão (Coord.), Avaliação psicológica em orientação escolar e profissional (pp. 455-473). Coimbra, Portugal: Quarteto.

Spokane, A. R., & Nguyen, D. (2016). Progress and prospects in the evaluation of career assistance. Journal of Career Assessment, 24(1), 3-25. doi:10.1177/1069072715579665

Super, D. (1990). A life-span, life-space approach to career development. In D. Brown & L. Brooks (Eds.), Career choice and development: Applying contemporary theories to practice (2nd ed., pp. 197-261). San Francisco, CA: Jossey Bass.

Taveira, M. C. (2015). “Eu pertenço ao Meu Futuro!” Programa de Intervenção Vocacional: Versão para os alunos do 9.º ano de escolaridade 2015-2016 [“I belong to My Future!” Vocational Intervention Program: Version for students of the 9th grade 2015-2016]. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Rede Local de Educação e Formação de Vila Nova de Famalicão.

Whiston, S. C., Li, Y., Mitts, N. G., & Wright, L. (2017). Effectiveness of career choice interventions: A meta-analytic replication and extension. Journal of Vocational Behavior, 100, 175-184. doi:10.1016/j.jvb.2017.03.010

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Carvalho, C. L. de, Taveira, M. do C., & Ambiel, R. A. M. (2021). Adaptabilidade de carreira no 9.º ano: eficácia da intervenção em dois anos letivos consecutivos. Paidéia (Ribeirão Preto), 31, e3132. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3132