Adaptação e Validação Transcultural do Questionário de Autoperceção de Inteligência Emocional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

inteligência emocional, validade do teste, psicometria

Resumo

A avaliação da inteligência emocional apresenta-se limitada pela falta de instrumentos psicometricamente válidos. O presente estudo teve como objetivo adaptar e validar transculturalmente o Questionário de Autoperceção de Inteligência Emocional (QIE-AP) em amostras de estudantes universitários brasileiros e portugueses. Neste âmbito, em uma amostra de 1074 estudantes, foram analisadas a fiabilidade, a validade relacionada com o constructo e a validade relacionada com o critério. Adicionalmente, foi avaliada a invariância métrica entre as duas amostras e entre gêneros. O QIE-AP demonstrou qualidades psicométricas adequadas em sua validação para uso no Brasil, mantendo o modelo tetrafatorial de Mayer e Salovey. Com tempo de aplicação curto, linguagem simples e objetiva, seu número reduzido de questões o torna um instrumento atrativo e valioso na investigação da Inteligência Emocional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Bano, U., Ahmed, A., Aziz, S., Tassadaq, N., Ahsan, O., & Wasim, M. (2021). Emotional intelligence and job satisfaction among medical teaching faculty. Pakistan Armed Forces Medical Journal, 71(2), 512-516. https://doi.org/10.51253/pafmj.v71i2.6615

Barbosa, M., Monteiro, S., Pereira, H., Esgalhado, G., Afonso, R., & Loureiro, M. (2020). Perceived emotional intelligence: What is its influence in subjective well-being? Estudos de Psicologia (Natal), 25(3), 347-357. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-294X2020000300012&script=sci_abstract&tlng=en

Bar-On, R. (1997). The bar–on emotional quotient inventory (EQ-i): A test of emotional intelligence. Multi-Health Systems.

Blasco-Belled, A., Rogoza, R., Torrelles-Nadal, C., & Alsinet, C. (2020). Emotional intelligence structure and its relationship with life satisfaction and happiness: New findings from the bifactor model. Journal of Happiness Studies, 21, 2031–2049. https://doi.org/10.1007/s10902-019-00167-x

Boyatzis, R., Goleman, D., & Rhee, K. (2000). Clustering competence in emotional intelligence: Insights from the Emotional Competence Inventory (ECI). In R. Bar-On & J. D. A. Parker (Eds.), Handbook of emotional intelligence: Theory, development, assessment, and application at home, school, and in the workplace (pp. 343-362). Jossey-Bass.

Boyatzis, R. (2018). The behavioral level of emotional intelligence and its measurement. Frontiers in Psychology, 13(9), 1438. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.01438

Bueno, J. M. H., Correia, F. M. L., Abacar, M., Gomes, Y. A., & Pereira, F. S., Jr. (2015). Competências emocionais: Estudo de validação de um instrumento de medida [Emotional competences: Study of the validity of a measurement instrument]. Revista Avaliação Psicológica, 14(1), 153-163. https://doi.org/10.15689/ap.2015.1401.17

Bueno, J. M. H., Correia, F. M. L., & Peixoto, E. M. (2021). Psychometric properties of the emotional competence inventory – short revised version (ECI-R). Psico-USF, 26(3), 519-532. https://doi.org/10.1590/1413-82712021260310

Davidov, P., Schmidt, P., Billiet, J., & Meulemen, B. (2018). Cross-cultural analysis: Methods and applications (2nd ed.). Routledge.

Fiori, M., & Vesely-Maillefer, A. (2018). Emotional intelligence as an ability: Theory, challenges, and new directions. In K. V. Keefer, J. D. A. Parker, & D. H. Saklosfke (Eds.), Emotional intelligence in education (pp. 23-47). Springer.

Fiori, M., Udayar, S., & Vesely-Maillefer, A. (2021). Emotion information processing as a new component of emotional intelligence: Theoretical framework and empirical evidence. European Journal of Personality, 36(2), 245–264. https://doi.org/10.1177/08902070211007672

Galinha, I. C., Pereira, C. R., & Esteves, F. (2014). Versão reduzida da escala portuguesa de afeto positivo e negativo - PANAS-VRP: Análise fatorial confirmatória e invariância temporal [Short-form of the Portuguese version of the positive and negative affect schedule - PANAS-Port-VRP: Confirmatory factorial analysis and temporal invariance]. Psicologia, 28(1), 53-65. http://hdl.handle.net/10451/11477

Goleman, D. (1995). Emotional intelligence. Bantam Books.

MacCann, C., Erbas, Y., Dejonckheere, E., Minbashian, A., Kuppens, P., & Fayn, K. (2020). Emotional intelligence relates to emotions, emotion dynamics, and emotion complexity: A meta-analysis and experience sampling study. European Journal of Psychological Assessment, 36(3), 460–470. https://doi.org/10.1027/1015-5759/a000588

Mancini, G., Biolcati, R., Joseph, D., Trombini, E., & Andrei, F. (2022). Editorial: Emotional intelligence: Current research and future perspectives on mental health and individual differences. Frontiers in Psychology, 13, 104943. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1049431

Mayer, J. D., & Salovey, P. (1997). Emotional development and emotional intelligence: Implications for educators. Basic Books.

Mayer, J. D., Salovey, P., & Caruso, D. R. (2002). Mayer-Salovey-Caruso emotional intelligence test (MSCEIT): User’s manual. MHS Assesssments.

Olderbak, S., Semmler, M., & Doebler, P. (2019). Four-branch model of ability emotional intelligence with fluid and crystallized intelligence: A meta-analysis of relations. Emotion Review, 11(2), 166–183. https://doi.org/10.1177/1754073918776776

Pereira-Teques, A., Llorca-Ramón, G., Carrera, G. B., Pais-Ribeiro, J., & Teques, P. (2015). Desenvolvimento e avaliação das características psicométricas do questionário de Auto-Percepção de Inteligência Emocional (QIE-AP) [Development and evaluation of the psychometric properties of the Self-Perception of Emotional Intelligence Questionnaire (EIQ-SP)]. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(2), 270–279. https://doi.org/10.1590/1678-7153.201528207

Pereira-Teques, A., Carrera, G. B., Pais-Ribeiro, J., Teques, P., & Llorca-Ramón, G. (2016). The importance of emotional intelligence and meaning in life in psycho-oncology. Psychooncology, 25(3), 324-331. https://doi.org/10.1002/pon.3921

Petrides, K. V. (2009). Psychometric properties of the trait emotional intelligence questionnaire. In J. D. Parker, D. H. Saklofske, & C. Stough (Eds.), Advances in the assessment of emotional intelligence (pp. 21-33). Springer.

Rodrigues, N., Rebelo, T., & Coelho, J. V. (2011). Adaptação da Escala de Inteligência Emocional de Wong e Law (WLEIS) e análise da sua estrutura factorial e fiabilidade numa amostra portuguesa [Adaptation of the Wong and Law Emotional Intelligence Scale (WLEIS) and analysis of factorial structure and reliability in a Portuguese sample]. Psychologica, (55), 189-207. https://doi.org/10.14195/1647-8606_55_10

Salovey, P., & Mayer, J. D. (1990). Emotional intelligence. Imagination, Cognition and Personality, 9(3), 185–221. https://doi.org/10.2190/DUGG-P24E-52WK-6CDG

Van de Vijver, F. (2018). Capturing bias in structural equation modeling. In P. Davidov, P. Schmidt, J. Billiet, & B. Meuleman, Cross-cultural analysis: Methods and applications (2nd ed., pp. 3-34). Routledge.

Velázquez Vega, C. O., & Sonda de La Rosa, R. (2021). Desarrollo sostenible en los negocios turísticos desde la óptica de la inteligencia emocional. Estudios de Administración, 28(1), 61-80. https://doi.org/10.5354/0719-0816.2021.58614

Vieira-Santos, J., Lima, D. C., Sartori, R. M., Schelini, P. W., & Muniz, M. (2018). Inteligência emocional: Revisão internacional da literatura. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 9(2), 78-99. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-64072018000200006

Watson, D., Clark, L. A., & Tellegen, A. (1988). Development and validation of brief measures of positive and negative affect: The PANAS scales. Journal of Personality and Social Psychology, 54(6), 1063-1070. https://doi.org/10.1037/0022-3514.54.6.1063

Wong, C.-S., & Law, K. S. (2002). The effects of leader and follower emotional intelligence on performance and attitude: An exploratory study. The Leadership Quarterly, 13(3), 243–274. https://doi.org/10.1016/S1048-9843(02)00099-1

Publicado

2024-05-06

Edição

Seção

Psicologia da Saúde

Como Citar

Teques, A. P. de S. P. ., Teques, P. H. A. ., Cavalcanti, H. A. F. ., & Barbosa, L. N. F. . (2024). Adaptação e Validação Transcultural do Questionário de Autoperceção de Inteligência Emocional. Paidéia (Ribeirão Preto), 33, e3316. https://doi.org/10.1590/