Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke)
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-88372443111Palavras-chave:
Peter Handke, Teatro contemporâneo, Literatura austríaca, Teatro alemãoResumo
Abordando o conjunto das chamadas “peças de fala” (Sprechstücke), as primeiras quatro obras escritas para o teatro ainda nos anos 60 por Peter Handke, Prêmio Nobel de Literatura de 2019, o ensaio busca localizar nelas mais do que o jogo autorreferencial alienado censurado por muitos num suposto pós-modernismo. Relacionando o projeto do autor com uma tradição modernista propriamente austríaca e com as preocupações de uma possível filosofia política da linguagem, investigamos essa dramaturgia como uma operação crítica em relação a um funcionamento coercitivo da linguagem, para ao fim relacionar esse interesse com sua posição na história do teatro, propondo seu papel chave para compreender a cena contemporânea.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Teoria Estética. Trad. Artur Morão. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
BENJAMIN, Walter. Anotações de Svendborg, Verão de 1934. Trad. Luciano Gatti. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 4, n. 9, 20-30, 2010.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. Irene Aron e Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte, Editora UFMG; São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
CALANDRA, Denis. Modern German Dramatists. Londres: Macmillan, 1983.
DÜTTMAN, Alexander García; GRITZNER, Karoline. On Participation in Art: A conversation with Alexander García Düttman. Performance Research, v. 16, n. 4, 136-140, 2011.
EAGLETON, Terry. Materialism. New Haven: Yale University Press, 2016.
FISCHER-LICHTE, Erika. Ästhetik des Performativen. Frankfurt: Suhrkamp, 2004.
GILMAN, Richard. The making of modern drama: a study of Büchner, Ibsen, Strindberg, Chekhov, Pirandello, Beckett, Brecht, Handke. New Haven: Yale University Press, 1999.
HAMACHER, Werner. Aformativo, greve: a “crítica da violência” de Benjamin. In: BENJAMIN, Andrew; OSBORNE, Peter (orgs.). A filosofia de Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Zahar, 1997, 122-148.
HANDKE, Peter. Aufsätze I. Berlim: Suhrkamp, 2018.
HANDKE, Peter; JOSEPH, Artur. Nauseated by Language: From an Interview with Peter Handke. The Drama Review, v. 15, n. 1, 56-61, 1970.
HANDKE, Peter; OBERENDER, Thomas. Nebeneingang oder Haupteingang? Gespräche über 50 Jahre Schreiben fürs Theater. Berlim: Suhrkamp, 2014.
HERN, Nicholas. Peter Handke: Theatre and Anti-theatre. Londres: Oswald Wolff, 1971.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. Trad. Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1992.
JAMESON, Fredric. The prison-house of language: A critical account of Structuralism and Russian Formalism. Princeton: Princeton University Press, 1972.
KOSUTH, Joseph. “A arte depois da filosofia”. Trad. Pedro Süssekind. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecilia (org.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006, 210-234.
LECERCLE, Jean-Jacques. A Marxist Philosophy of Language. Leiden: Brill, 2006.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
MENKE, Christoph. “Práxis e Jogo: comentários acerca da dialética de um teatro pós-vanguarda”. Trad. Stephan Baumgärtel. Urdimento, v.1, n. 14, 11-19, 2010.
MENKE, Christoph. La actualidade de la tragédia: Ensayo sobre juicio y representación. Trad. Remei Werning. Madri: A. Machado Libros, 2008
MÜLLER-SCHÖLL, Nikolaus. Beschimpfen, Ignorieren, Manipulieren. Zur Politik mit dem Publikum nach Peter Handke. In: HOCHHOLDINGER-REITERER, Beate; BOESCH, Géraldine; BEHN, Marcel (orgs.). Publikum im Gegenwartstheater. Berlin: Alexander, 2018, 73-92.
NÄGELE, Rainer. Peter Handke: Aspekte eines experimentellen Theaters. Colloquia Germanica, v. 14, n. 3, 220-228, 1981.
OSBORNE, Peter. Anywhere or not at all: Philosophy of contemporary art. Londres: Verso, 2013.
PERLOFF, Marjorie. Edge of Irony: Modernism in the Shadow of the Habsburg Empire. Chicago: The University of Chicago Press, 2016.
PERLOFF, Marjorie. The Conceptualist Turn: Wittgenstein and the New Writing. In: Andrea Andersson (ed.). Postscript: writing after conceptual art. Toronto: University of Toronto Press, 2018, 27-40.
RANCIÈRE, Jacques. Le spectateur emancipé. Paris: La Fabrique, 2008.
RANCIÈRE, Jacques; MORENO, Melina Balcázar. “A política é imaginação”: Entrevista com Jacques Rancière. Trad. Centro de Promoção de Agentes de Transformação (CEPAT). In: Instituto Humanitas Unisinos, julho de 2018. http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/581209-a-politica-e-imaginacao-entrevista-com-jacques-ranciere (09/04/2020).
RORTY, Richard (ed.). The linguistic turn: essays in philosophical method. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.
SARTRE, Jean-Paul. Que é a literatura? Trad. Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Ática, 2004.
SHAPIRO, Michael J. Toward a Politicized Subject: Peter Handke and Language. boundary 2, v. 13, n. 2/3, 393-418, 1985.
SIGNEU, Samir (org. e trad.). Peter Handke: Peças faladas. São Paulo: Perspectiva, 2015.
VANDERATH, Johannes. Peter Handkes Publikumsbeschimpfung: Ende des aristotelischen Theaters? In: The German Quarterly 43(2), 1970, 317-326.
WEFELMEYER, Fritz. Handke's Theater. In: COURY, David N.; PILIPP, Frank (eds.). The Works of Peter Handke International Perspectives. Riverside: Ariadne Press, 2005, 194-235.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pandaemonium Germanicum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 2017/04905-9