O observador fotográfico em Contemplação, de Franz Kafka

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372444141

Palavras-chave:

Franz Kafka, Contemplação, Fotografia

Resumo

O presente artigo busca investigar como a fotografia, técnica em expansão no início do século 20, se faz presente na escrita de Contemplação (1912), de Franz Kafka. A técnica se faz presente em outros textos em prosa do autor, mas em Contemplação Kafka incorpora a fotografia à escrita. Em cartas, o autor se refere ao conjunto de prosas curtas publicado em 1912 como um retrato pessoal muito mais fidedigno do que a própria técnica fotográfica seria capaz de produzir. A partir da análise textual da narrativa breve “O passageiro”, ao lado das referências de Franz Kafka em seus Diários e Cartas, desenvolve-se aqui a hipótese de que há uma íntima relação da escrita do autor com a nova técnica de então.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor; BENJAMIN, Walter. Correspondência 1928-1940 Adorno-Benjamin. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Unesp, 2012.

ALT, Peter-André. Franz Kafka: Der ewige Sohn. Eine Biographie. München: CH Beck, 2005.

BENJAMIN, Walter. A pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I – Magia, técnica, arte, política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994, 91-107.

BENJAMIN, Walter. Franz Kafka. A propósito do décimo aniversário de sua morte. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I – Magia, técnica, arte, política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994, 137-164.

BENJAMIN, Walter. O Surrealismo - o último instantâneo da inteligência europeia. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I – Magia, técnica, arte, política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994, 21-35.

BRUHN, Mathias. Das Bild: Theorie, Geschichte, Praxis. Berlin: Akademie Verlag, 2008.

DUTTLINGER, Carolin. Kafka and Photography. New York: Oxford University Press, 2007.

HUYSSEN, Andreas. Kafka’s Betrachtung in the Force Field of Photography and Film. In: HUYSSEN, Andreas. Miniature Metropolis: Literature in Age of Photography and Film. Harvard University Press: Cambridge; London, 2015, 52-83.

KAFKA, Franz. A metamorfose. Trad. Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

KAFKA, Franz. Cartas a Felice. Trad. Robson Soares de Medeiros. Rio de Janeiro: Anima, 1985.

KAFKA, Franz. Contemplação/ O foguista. Trad. Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

KAFKA, Franz. Die Briefe. Frankfurt a.M.: Zweitausendeins, 2005.

KRACAUER, Siegfried. A fotografia. In: KRACAUER, Siegfried. O Ornamento da massa. Trad. Carlos Eduardo Jordão Machado. São Paulo: Cosac Naify, 2009, 63-80.

NEYMEYR, Barbara. Betrachtung, In: AUEROCH, Bernd; ENGEL, Manfred. (orgs). Kafka- Handbuch. Stuttgart: JB Metzler, 2010, 111-126.

RICHTER, Gerhard. Unsettling Photography: Kafka, Derrida, Moses. CR - The New Centennial Review, Remainders: Of Jacques Derrida (fall 2007), Michigan State University Press, v. 7, n. 2, 155-173, 2007.

SANTOS, Thiago Benites dos. Franz Kafka e o medium Kaiserpanorama. Revista Contingentia, v. 5, n. 2, 23-32, 2010.

SCHÖTTKER, Detlev. Vielfältiges Sehen – Franz Kafka und der Kubismus in Prag. Zeitschrift für Ideengeschichte, Heft IV (4), 85-98, 2010. Online: http://www.z-i-g.de/ (05/07/2017).

ZISCHLER, Hanns. Kafka vai ao cinema. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

Downloads

Publicado

2021-10-04

Como Citar

LUGÃO, J. O observador fotográfico em Contemplação, de Franz Kafka. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 24, n. 44, p. 141-156, 2021. DOI: 10.11606/1982-88372444141. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/187697. Acesso em: 27 nov. 2021.

Edição

Seção

Dossiê: A Áustria e sua literatura no Brasil e no mundo