Áustria presente! Levantamento e Análise de Referências à Áustria no livro DaF kompakt neu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372444330

Palavras-chave:

Áustria, Material didático, DACH-Prinzip, Alemão como Língua Estrangeira (ALE)

Resumo

Na prática do ensino de Alemão como Língua Estrangeira (ALE), os conteúdos de Landeskunde são abordados cada vez mais sob a perspectiva de que culturas heterogêneas permeiam os diferentes países de idioma alemão. Questionando-nos acerca da representatividade, em materiais didáticos, de países cujo idioma oficial é alemão, dedicamo-nos ao levantamento e à análise de dados sobre os aspectos culturais da Áustria presentes no livro didático DaF Kompakt neu (2016), material utilizado em boa parte dos cursos de graduação para formação de professores de alemão no Brasil. Os dados coletados foram categorizados e, então, analisados, de forma que pudéssemos averiguar a inclusão de informações implícitas e explícitas sobre a Áustria e seu potencial para incentivar discusses em sala de aula. Destacamos na exposição dos resultados que o material selecionado apresenta menções profícuas e, mais ainda, que a quantidade e complexidade dessas aumentariam conforme o avanço dos níveis de línguas ensinados. Concluímos ressaltando que, apesar da representatividade do material didático, outros elementos como preparo e disposição do professor, além de materiais suplementares, seriam indispensáveis para a presentificação do DACH-Prinzip no ensino de ALE.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALTMAYER, Claus. Die DACH-Landeskunde im Spiegel aktueller kulturwissenschaftlicher Ansätze. In: DEMMIG, Silvia; HÄGI, Sara; SCHWEIGER, Hannes (org.). DACH-Landeskunde. Theorie – Geschichte – Praxis. München: Iudicium, 2013, 15-31.

ALTMAYER, Claus. Interkulturalität. In: BURWITZ-MELZER, Eva et al. (org.). Handbuch Fremdsprachenunterricht. 6., völlig überarbeitete und erweiterte Auflage. Tübingen: A Francke, 2016, 15-20.

BOLACIO, Ebal; VOERKEL, Paul; STANKE, Roberta Sol. Material didático em cursos de alemão no contexto acadêmico brasileiro – entre conceitos gerais e específicos. In: MOURA, Magali et al. (org.). Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017, 15-37. v. 3.

BRAUN, Birgit; DOUBEK, Margit et al. DaF kompakt neu A1. Kurs- und Übungsbuch. Stuttgart: Klett, 2016.

BRAUN, Birgit; DOUBEK, Margit et al. DaF kompakt neu A2. Kurs- und Übungsbuch. Stuttgart: Klett, 2016.

BRAUN, Birgit; DOUBEK, Margit et al. DaF kompakt neu B1. Kurs- und Übungsbuch. Stuttgart: Klett, 2016.

DIRLMEIER, Ulf et al. História alemã do século VI aos nossos dias. Lisboa: Edições 70, 2014.

FORNOFF, Roger. Landeskunde und kulturwissenschaftliche Gedächtnisforschung. Erinnerungsorte des Nationalsozialismus im Unterricht Deutsch als Fremdsprache. Baltmannsweiler: Schneider Verlag Hohengehren, 2016.

FUNK, Hermann. Lehrwerkforschung. In: HALLET, Wolfgang; KÖNIGS, Frank (org.). Handbuch Fremdsprachendidaktik. Seelze: Klett Kallmeyer, 2010, 364-368.

GONDAR, Anelise. Landeskunde, interculturalidade e o passado alemão: algumas reflexões teórico-práticas. In: MOURA, Magali et al. (org.). Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015, 201-219. v. 2.

KITCHEN, Martin. História da Alemanha moderna de 1800 aos dias de hoje. São Paulo: Editora Cultrix, 2013.

KOREIK, Uwe. Das deutsche `Wirtschaftswunder´. Mythos, Legende oder ein Erinnerungsort – die Relevanz für Deutsch als Fremd- und Zweitsprache? In: SCHIEDERMAIR, Simone (org.). Deutsch als Fremd- und Zweitsprache und Kulturwissenschaft. Zugänge zu sozialen Wirklichkeiten. München: Iudicium, 2018, 27-46.

KRUMM, Hans-Jürgen. Deutsch als Fremd-/Zweitsprache in Österreich – ein Fach zwischen Praxis, Wissenschaft und Politik. ÖDaF-Mitteilungen, 33. Jahrgang, Heft 1, 18-28, 2017.

KRUMM, Hans-Jürgen. Von ABCD zu DACHL. IDV-Magazin, Heft 92, 6-12, 2017b.

LAGARES, Xoan. Quál política linguística? Desafios glotopolíticos contemporâneos. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

LIMBERGER, Bernardo; VON MÜHLEN, Fernanda. Variação linguística e alemão como língua estrangeira: contribuições a partir da análise de dois livros didáticos. Pandaemonium Germanicum, v. 22, n. 37, 331-356, 2019.

MAASS, Kurt-Jürgen (ed.). Kultur und Außenpolitik. Handbuch für Wissenschaft und Praxis. Baden-Baden: Nomos, 2015.

MARQUES-SCHÄFER, Gabriela; BOLACIO, Ebal; STANKE, Roberta Sol. Was können Lehrwerke zur Reflexion von Stereotypen im DaF-Unterricht beitragen? Eine Analyse anhand der Arbeit mit DaF kompakt in Brasilien. InfoDaF, Heft 5, 566-586, 2016.

OLIVEIRA, Gilvan Müller. From foreign languages to Brazilian languages, from one-language-one nation ideology to inclusive coofficialization policy: The case of Hunsrückisch and Pommersch. In: CAVALCANTI, Marilda; MAHER, Terezinha (org.). Multilingual Brazil Language Resources, Identities and Ideologies in a Globalized World. Nova Iorque: Routledge, 2018, 57-68.

OLIVEIRA, Gilvan Müller. Política linguística e internacionalização: a língua portuguesa no mundo globalizado do século XXI. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 52, 409-433, 2013.

PRUTSCH, Ursula; RODRIGUES MOURA, Enrique. Brasilien. Eine Kulturgeschichte. Bonn: Bundeszentrale für politische Bildung, 2013.

RÖSLER, Dietmar; SCHART, Michael. Die Perspektivenvielfalt der Lehrwerkanalyse – und ihr weißer Fleck. InfoDaF, Heft 5, 483-493, 2016.

SAVEDRA, Mônica M. Guimarães. A língua pluricêntrica alemã em variedades dialetais no contexto plurilíngue do Brasil. In: SAVEDRA, Mônica M. Guimarães; MARTINS, Marco Antônio; DA HORA, Dermeval (org.). Identidade social e contato linguístico no português brasileiro. Rio de Janeiro: Eduerj, 2015, 147-164.

SAVEDRA, Mônica M. Guimarães; MEIRELLES, Camila. Pluricentrismo no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: uma proposta para análise de material didático. Pandaemonium Germanicum, v. 23, n. 41, 1-23, 2020.

SAVEDRA, Mônica M. Guimarães; SCHRÖDER, Ulrike; JOHNEN, Thomas. Sprachgebrauch im Kontext:Die deutsche Sprache im Kontakt, Vergleich und in Interaktion mit Lateinamerika/Brasilien. Hannover: Ibdem Verlag, 2019.

SAXE-COBURGO E BRAGANÇA, Dom Carlos Tasso. Dom Pedro II na Alemanha. Uma amizade tradicional. São Paulo: Editora SENAC, 2014.

SCHWEIGER, Hannes. DACH erleben. Das DACH-Konzept in der Fortbildung von Lehrenden. In: DEMMIG, Silvia; HÄGI, Sara; SCHWEIGER, Hannes (org.). DACH-Landeskunde. Theorie – Geschichte – Praxis. München: Iudicium, 2013, 129-140.

SHAFER, Naomi. Varietäten und Varianten verstehen lernen. Zum Umgang mit Standardvariation in Deutsch als Fremdsprache. Göttingen: Universitätsverlag, 2018. (Reihe Materialien Deutsch als Fremd- und Zweitsprache, Band 99).

SHAFER, Naomi; BAUMGARTNER, Martin. Mehr als Länder- oder Landeskunde: Ansätze eines weitergedachten DACH-Prinzips. IDV-Magazin, Nr. 92, 67-71, 2017.

SHAFER, Naomi; BAUMGARTNER, Martin. Die Pluralität von DaF als Plus: Zu einem weitergedachten DACH-Prinzip. In: FORSTER VOSICKI, Brigitte; GICK, Cornelia; STUDER, Thomas (org.). Sprachenpolitik: Expertenberichte und Freiburger Resolution. Berlin: Erich Schmidt, 2019, 98-114. (Tagungsband 3 der IDT 2017).

SIEBENHAAR, Hans-Peter. Österreich. Die zerissene Republik. Bonn: Bundeszentrale für politische Bildung, 2017.

STANKE, Roberta. Cultura e interculturalidade na formação do professor de alemão no Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

TÖTSCHINGER, Gerhard. Österreich ist ein bissl anders. Geschichten und Anekdoten aus einem besonderen Land. Wien: Amalthea, 2003.

UPHOFF, Dörthe. The place of language policy in pre-service German teacher education. Revista Letras Raras, v. 8, n. 3, 110-127, 2019. Online: http://revistas.ufcg.

edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/1467/961 (31/03/2021).

VOERKEL, Paul. Der Landeskunde auf der Spur: Zur Entwicklung von Kulturkonzeptionen in der DaF-Landeskunde. In: MOURA, Magali et al. (org.). Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015, 91–110.

VOERKEL, Paul. Deutsch als Chance: Ausbildung, Qualifikation und Verbleib von Absolventen brasilianischer Deutschstudiengänge. Tese (Doutorado) - Philosophischen Fakultät, Friedrich-Schiller-Universität Jena, Jena, 2017. Online: https://www.db-thueringen.de/receive/dbt_mods_00033644 (31.10.2019).

VOERKEL, Paul. Plurizentrik aus zielsprachenferner Perspektive: Herausforderungen, Chancen und Möglichkeiten des DACH-Prinzips im brasilianischen Kontext. In: SHAFER, Naomi et al. (org.). Weitergedacht. Das DACH-Prinzip in der Praxis. Göttingen: Universitätsverlag, 2020, 195-216. (Materialien Deutsch als Fremd- und Zweitsprache, Band 103).

VOERKEL, Paul; HUANG, Zichun. Plurizentrik und DACH-Bezug bei Lehrwerken in brasilianischen Deutschstudiengängen: eine Bilanz. Pandaemonium Germanicum, v. 23, n. 41, 24-50, 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-04

Edição

Seção

Dossiê: A Áustria e sua literatura no Brasil e no mundo

Como Citar

VOERKEL, Jean Paul; JEUCKEN, Carla. Áustria presente! Levantamento e Análise de Referências à Áustria no livro DaF kompakt neu. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 44, p. 330–350, 2021. DOI: 10.11606/1982-88372444330. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/187707.. Acesso em: 19 abr. 2024.