Filmes de curta-metragem em aula de alemão como língua estrangeira em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837254789

Palavras-chave:

Filmes de curta-metragem, Filmes em aulas de ALE, Linguagem cinematográfica, Competência fílmica, Pandemia Covid-19

Resumo

O presente trabalho discute propostas didáticas realizadas em aulas do ensino de alemão durante a pandemia de Covid-19, com formato exclusivamente online, para um público universitário brasileiro através do uso de filmes de curta-metragem. O principal objetivo das aulas foi estimular o aprendizado da competência fílmica, focalizando os elementos estéticos da mídia, e, como objetivos específicos, possibilitar o aprendizado de vocabulário; promover a exposição de aspectos culturais alemães em um contexto autêntico, assim como, estimular discussões na língua estrangeira sobre diferentes interpretações acerca dos filmes de curta-metragem. O trabalho procura demonstrar, ademais, através de exemplos concretos para a sala de aula, que a inserção de curtas-metragens no ensino de língua estrangeira em ambiente virtual possui um grande potencial motivacional e, devido ao caráter autêntico da mídia, possibilita a identificação do/a aluno/a com o conteúdo.

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Publicado

2022-07-12

Como Citar

MARIANO, T. V. .; DERINGER, T. . Filmes de curta-metragem em aula de alemão como língua estrangeira em tempos de pandemia . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 25, n. 47, 2022. DOI: 10.11606/1982-8837254789. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/199745. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino remoto de língua alemã - sobre aprendizagens e perspectivas