Ensino remoto em tempos de pandemia: uma experiência de formação emergencial e seus desdobramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372547244

Palavras-chave:

Alemão como língua estrangeira, Formação de professores, Novas tecnologias

Resumo

O presente artigo tem por objetivo descrever uma ação de formação emergencial que teve lugar em julho de 2020 no âmbito da formação de professores de alemão como língua estrangeira (ALE) nos projetos de extensão de três universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. O projeto foi proposto e desenvolvido por professores-formadores das três universidades e teve a participação de graduandos das três instituições que atuavam nos cursos livres ofertados pelas instituições. O intuito do curso era fornecer reflexões teóricas e uma introdução prática ao trabalho online que se impunha então como única alternativa viável. Serão apresentados a estrutura do curso e os conteúdos trabalhados durante as três semanas de duração da formação. Além disso, serão discutidos igualmente os resultados das avaliações feitas pelos participantes do curso logo após o término e um ano após, a fim de se averiguar o papel que o curso possa ter tido na prática daqueles que participaram da formação.

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Publicado

2022-07-12

Como Citar

BOLACIO FILHO, E. S.; SCHUMANN , C. .; SAVEDRA, M. M. G. . Ensino remoto em tempos de pandemia: uma experiência de formação emergencial e seus desdobramentos. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 25, n. 47, 2022. DOI: 10.11606/1982-88372547244. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/199777. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino remoto de língua alemã - sobre aprendizagens e perspectivas