Redes sociais na aula de alemão como língua estrangeira em contexto escolar: introdução teórica e relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372547260

Palavras-chave:

Alemão como língua estrangeira, Redes sociais, Instagram, Aprendizagem baseada em tarefas

Resumo

O artigo visa a apresentar a experiência com o trabalho “Projekt Deutsch lernen mit Instagram” conduzido com duas turmas do 1º ano do ensino médio no Colégio Cruzeiro (Rio de Janeiro) no primeiro semestre de 2021. O projeto, que consistiu na elaboração e manutenção de perfis do Instagram feitos por e para aprendizes de alemão, teve como objetivo principal reavivar o interesse dos alunos e alunas, cuja motivação encontrava-se seriamente comprometida em decorrência das limitações impostas pela pandemia do Covid-19. Adicionalmente à descrição das fases do projeto e à reflexão sobre os resultados obtidos, serão aqui brevemente discutidas as possibilidades e potenciais desafios do uso de redes sociais em aula de língua estrangeira conforme as pesquisas de Lomicka & Lord (2016) e Würffel (2020) que embasaram a idealização do projeto.

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Publicado

2022-07-12

Edição

Seção

Dossiê: Ensino remoto de língua alemã - sobre aprendizagens e perspectivas

Como Citar

PEREZ, Gabriel Mendes Hernandez. Redes sociais na aula de alemão como língua estrangeira em contexto escolar: introdução teórica e relato de experiência. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 25, n. 47, 2022. DOI: 10.11606/1982-88372547260. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/199780.. Acesso em: 25 abr. 2024.