Olhares brasileiros e alemães: um estudo sobre percepção, interculturalidade e ensino de língua e cultura estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1982-88372011000200011Palavras-chave:
anúncios publicitários, percepção, interculturalidade, ensino de língua^i2^scultura estrangeResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo comparativo da percepção de textos multimodais, mais especificamente, anúncios publicitários impressos em revistas brasileiras e alemãs, por aprendizes brasileiros de ALE (Alemão como Língua Estrangeira) e por aprendizes alemães de PLE (Português como Língua Estrangeira), com especial atenção para a dimensão intercultural envolvida neste processo. Através da análise desenvolvida no estudo, puderam ser identificados tanto os aspectos culturais mais diretamente relacionados a usos linguísticos (uso de pronomes pessoais e formas de tratamento, por exemplo), quanto de aspectos culturais mais subjetivos (a percepção de estados emocionais, a visão de trabalho, entre outros). Este estudo também discute as implicações do vínculo entre as escolhas linguísticas e a cultura para o ensino de LCE (Língua/ Cultura Estrangeira).Downloads
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Publicado
2011-12-01
Edição
Seção
Língua/ Linguística - Sprache/Linguistik
Licença
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Como Citar
FERREIRA, Mergenfel A. Vaz. Olhares brasileiros e alemães: um estudo sobre percepção, interculturalidade e ensino de língua e cultura estrangeira . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 18, p. 185–213, 2011. DOI: 10.1590/S1982-88372011000200011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/38120.. Acesso em: 8 maio. 2024.