A história e a ideologia nas relações de contato entre Brasil e Alemanha: Contribuições para o ensino de uma língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-8837.pg.1999.64016Palavras-chave:
Alemão como língua estrangeira no Brasil, Discurso colonialista e pós-colonialista, História, seu significado para o ensino/aprendizado de línguas estrangeirasResumo
Dieser Aufsatz kontextualisiert den Unterricht und Erwerb von Deutsch als Fremdsprache in Brasilien im sozio-historischen Feld des kolonialen und post-kolonialen Diskurses. Ausgehend von drei illustrativen Texten, einem von 1620, einem von 1855 und einem von 1998, werden die von deutschen und brasilianischen Sprechern eingenommenen Interlokutionsorte (Lugares de Interlocução; ORLANDI 1990) sowie die möglichen Konsequenzen für den Unterricht und Erwerb des Deutschen als Fremdsprache diskutiert.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
1999-11-05
Edição
Seção
Língua/Sprache
Licença
A Pandaemonium Germanicum adota a política de acesso aberto, conforme a licença BY-NC da Creative Commons.
Como Citar
BOLOGNINI, Carmen Zink. A história e a ideologia nas relações de contato entre Brasil e Alemanha: Contribuições para o ensino de uma língua estrangeira. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 3, p. 315–331, 1999. DOI: 10.11606/1982-8837.pg.1999.64016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/64016.. Acesso em: 4 maio. 2024.