Augusto paulistano: a réplica da estátua de Prima Porta em contexto

Authors

Keywords:

Augusto de Prima Porta, fascismo, romanidade, Largo do Arouche, São Paulo

Abstract

O presente artigo tem por objetivo contextualizar e produzir uma reflexão sobre a memória de um monumento específico da cidade de São Paulo, a réplica da estátua do imperador Augusto de Prima Porta, hoje localizada no Largo do Arouche, que foi produzida e enviada à capital em 1937 pelo governo italiano da época. Para tanto, discute-se brevemente o papel da estética e do culto à romanidade dentro do projeto político fascista. A seguir, analisa-se a apropriação da imagem de Augusto e da composição iconográfica da estátua de Prima Porta, promovida a fim de estabelecer comparações entre o imperador e Mussolini. Finalmente, investiga-se o contexto de circulação da estátua em São Paulo e seu uso enquanto suporte de memória à comunidade ítalo-paulista.

Author Biography

  • Giovanni Pando Bueno, Universidade de São Paulo

    Mestrando do Programa de História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

References

CORREIO PAULISTANO. Grande Exposição de S. Paulo – A valiosa cooperação da Directoria de Obras, para o completo êxito do importante certame – O pavilhão da Secretaria da Agricultura – A próxima chegada dos technicos italianos para a montagem do pavilhão do governo de Roma. BNDIGITAL. São Paulo, ed. 24846, 14 mar. 1937, p. 5.

_____. Revestiu-se de grande brilhantismo a cerimônia da cobertura do pavilhão italiano na grande exposição de S. Paulo. BNDIGITAL. São Paulo, ed. 24879, 23 abr. 1937, p. 3.

_____. A Grande exposição de São Paulo – espetáculo maravilhoso que será o grande certame do Parque Pedro II – Os pavilhões do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal e do Governo da Itália, Colônia Japonesa, Bavária, fonte luminosa – Os seis grandiosos pavilhões da indústria e da lavoura – 40 pequenos pavilhões – “cantina italiana” – “adega portuguesa” – illuminação e demais serviços públicos - diversões. BNDIGITAL. São Paulo, ed. 24883, 28 abr. 1937, p. 3.

_____. Inaugurou-se a Exposição Commemorativa do Cincoentenário da Immigração. BNDIGITAL. São Paulo, ed. 24893, 9 mai. 1937, p. 2.

_____. Augusto e o Sr. Caiuby. BNDIGITAL. São Paulo, ed. 25185, 19 abr. 1938, p. 6.

_____. Realizou-se, hontem, a cerimônia da entrega da estátua de Augusto à cidade de S. Paulo – falaram durante a solennidade o embaixador Lojacono, o professor Spencer Vampré e o governador da cidade – autoridades presentes – o almoço na Chácara Matarazzo. BNDIGITAL. São Paulo, ed. 25188, 22 abr. 1938, p. 1.

_____. A volta das estátuas. BNDIGITAL. São Paulo, ed. 28383, 14 out. 1948, p. 4.

FOLHA DA MANHÃ. Novas solenidades marcam o 60° aniversário do início da imigração italiana no Brasil – programa das comemorações de hoje – inauguração da estátua do imperador Augusto – cruzada de confraternização ítalo-brasileira. Acervo Folha. São Paulo, 12 out. 1948, p. 5.

ASSIS, Augusto Antônio de. A Ara Pacis Augustae na Itália fascista: breve análise sobre a reagrupação dos fragmentos a partir do Cinegiornale Luce. In: Revista Discente Ofícios de Clio, v. 5, n. 9, p. 1-20, 2021.

DOI : 10.15210/clio.v5i9.19748

BARROW, Rosemary. The Political Body: Prima Porta Augustus. In: BARROW, Rosemary; SILK, Michael (Orgs.). Gender, Identity and the Body in Greek and Roman Sculpture. Cambridge: Cambridge University Press, 2018, p. 89-109.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 2016, p. 179-212.

BERTONHA, João Fábio. A política cultural da Itália fascista no Brasil: O soft power de uma potência média em terras brasileiras (1922-1940). In: MAGALHÃES, A. G. (Org.). Modernidade latina: os italianos e os centros do modernismo latino-americano. São Paulo: MAC-USP, 2015, p. 1-15. http://www.mac.usp.br/mac/conteudo/academico/publicacoes/anais/modernidade/index.html

_____. O fascismo e os imigrantes italianos no Brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017.

CAMPOS, Eudes. A propósito de uma obscura passagem de Tristes Trópicos ou um pequeno recanto perdido na cidade de São Paulo da década de 1930. In: AHM – Arquivo Histórico Municipal de São Paulo, informativo, ano 3, n. 16, 2008.

Disponível em: <http://www.arquiamigos.org.br/info/info16/i-inter.htm>. Acesso: 02 dez. 2021.

DPH (DEPARTAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO). Inventário de Obras de Arte em Logradouros Públicos da Cidade de São Paulo: Augusto de Prima Porta. Seção Técnica de Levantamentos e Pesquisa, 2008, p. 8. Disponível em

<https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/Inventario_de_Esculturas_1261586685.pdf >. Acesso 10 mar. 2022.

GENTILE, Emilio. Fascism as political religion. In: Journal of Contemporary History, v. 25, n. 2/3, p. 229-251, 1990.

DOI : 10.1177/002200949002500204

_____.; MALLETT, Robert. The Sacralisation of politics: Definitions, interpretations and reflections on the question of secular religion and totalitarianism. In: Totalitarian Movements and Political Religions, v. 1, n. 1, p. 18-55, 2000.

GIARDINA, Andrea. O mito fascista da romanidade. In: Estudos Avançados, v. 22, n. 62, p. 55-76, 2008.

DOI : 10.1590/S0103-40142008000100005

_____. Augusto tra due bimillenari. In: Augusto. Milão: Electa Mondadori, 2013, p. 55-72.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes Trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MARIANI, Valerio. Esposizione commemorativa del cinquantenario dell’immigrazione ufficiale San Paulo del Brasile: mostra d’arte del Padiglione d’Italia. São Paulo: Comissariato Italiano Per L’Esposizione Di San Paolo Del Brasile, 1937.

NÓBREGA, Douglas da. 8 monumentos racistas em São Paulo que podem ser derrubados. Guia Negro, 9 jun. 2020. Disponível em <https://guianegro.com.br/oito-monumentos-racistas-em-sao-paulo/>. Acesso em 10 mar. 2022.

PARODO, Ciro. Roma antica e l’archeologia dei simboli nell’Italia fascista. In: Medea, vol. II, n. 1., p. 1-27, 2016.

POLLINI, John. From Republic to Empire: Rhetoric, Religion, and Power in the Visual Culture of Ancient Rome. Norman: University of Oklahoma Press, 2012.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2018.

ROSE, Charles Brian. The Parthians in Augustan Rome. In: American Journal of Archaeology, vol. 109, no. 1, 2005, p. 21-75

DOI : 10.3764/aja.109.1.21

SAMPAIO, Gustavo. Entre o símbolo do fascio - o pavilhão fascista em São Paulo. In: Anais do Venanparq, 2018.

SILVA, Glaydson José da; RUFINO, Rafael. O bimilenário do nascimento de Augusto na Espanha franquista (1939-1940): leitura e escrita da História entre o passado e o presente. In: CAMPOS, Carlos; CANDIDO, Maria. (Orgs.). Caesar Augustus. Entre Práticas e Representações. Vitória/Rio de Janeiro: DLL-UFES/UERJ/NEA, 2014, p. 341-366.

_____. Historicidade, memória e escrita da história: Augusto e o Culto della Romanità durante o Ventennio Fascista. In: Romanitas, Revista de Estudos Grecolatinos, n. 12, p. 142-163, 2018.

_____.; FUNARI, Pedro Paulo; GARRAFFONI, Renata Senna. Recepções da Antiguidade e usos do passado: estabelecimento dos campos e sua presença na realidade brasileira. In: Revista Brasileira de História, v. 40, n. 84. São Paulo, p. 43-66, 2020.

ZANKER, Paul. Augusto y el poder de las imágenes. Madrid: Alianza Editorial, 2008.

Published

2024-05-16

How to Cite

Bueno, G. P. (2024). Augusto paulistano: a réplica da estátua de Prima Porta em contexto. Ponto Urbe, 2(30), 1-22. https://www.revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217063