Centralidades como espaço habitado: caminhadas etnográficas em São Paulo

Autores/as

Palabras clave:

São Paulo, Centralidades

Resumen

Entre 18 e 22 de julho de 2022, ocorreu o seminário “Lima-São Paulo: las centralidades como espacio habitado”. O evento objetivou consolidar a articulação entre o Centro de Investigación de la Arquitectura y la Ciudad da Pontificia Universidad Católica del Perú (CIAC-PUCP) e o Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo (LabNAU-USP), além de ampliar a rede de intercâmbio com a participação de pesquisadoras e pesquisadores vinculados à Unifesp e ao Núcleo Interdisciplinar de Temáticas Urbanas (CITADINO) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes-MG).

Biografía del autor/a

  • Enrico Spaggiari, Universidade de São Paulo

    Mestre e Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador associado ao Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (LabNAU-USP), Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade (GEAC-USP) e Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (LUDENS-USP). 

  • Giancarlo Marques Carraro Machado, Universidade de São Paulo

    Doutor em Antropologia Social pela USP, com estágio pós-doutoral no Departamento de Antropologia da mesma instituição. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) e docente vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes-MG). Pesquisador associado do Núcleo de Antropologia Urbana (LabNAU-USP) e coordenador do CITADINO (Núcleo de Interdisciplinar de Temáticas Urbanas da Unimontes-MG). Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Referencias

FRÚGOLI JR., Heitor. Centralidade em São Paulo: trajetórias, conflitos e negociações na metrópole. São Paulo: Cortez; Edusp, 2000.

FIX, Mariana. Parceiros da exclusão: duas histórias de construção de uma “Nova Cidade” em São Paulo: Faria Lima e Água Espraiada. São Paulo: Boitempo, 2001.

Publicado

2024-05-16

Número

Sección

Dossiê: Centralidades como espaço habitado

Cómo citar

Spaggiari, E. ., & Machado, G. M. C. . (2024). Centralidades como espaço habitado: caminhadas etnográficas em São Paulo. Ponto Urbe, 2(30), 1-5. https://www.revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217160