Três olhares compartilhados: caminhada etnográfica pelo Arouche

Autores

Palavras-chave:

cidades, centralidades, São Paulo, etnografia, caminhada

Resumo

Neste texto coletivo, três relatos de campo de uma mesma caminhada etnográfica são colocados lado a lado. A região central de São Paulo é descrita por visões que dialogam dentro do texto, explicitando o exercício coletivo, mas preservam as particularidades da observação e da forma de descrição de cada um de seus autores. Com isso, é construído um retrato de várias perspectivas sobre o Largo do Arouche e seu entorno de transformações urbanas e sociais e as negociações e conflitos entre os diferentes atores sociais que ocupam essa região.

Biografia do Autor

  • José Guilherme Magnani, Universidade de São Paulo

    Professor Titular do Departamento de Antropologia da FFLCH da Universidade de São Paulo (USP).

  • Pablo Vega Centeno, Pontificia Universidad Católica del Perú

    Docente principal del Departamento de Arquitectura de la Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP) e investigador del Centro de Investigación de la Arquitectura y la Ciudad (PUCP).

  • Alex Sander Alcântara, Universidade de São Paulo

    Jornalista, formado pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. É doutorando na ECA-USP e participa da Comissão Editorial da revista Ponto Urbe.

Downloads

Publicado

2024-05-16

Edição

Seção

Dossiê: Centralidades como espaço habitado

Como Citar

Magnani, J. G. ., Centeno, P. V. ., & Alcântara, A. S. . (2024). Três olhares compartilhados: caminhada etnográfica pelo Arouche. Ponto Urbe, 2(30), 1-16. https://www.revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217161