“El Cuarto de Tula” tiene ahora um “lazer”

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Resenha

Abstract

Qual a primeira imagem que lhe vem à cabeça quando você pensa no Recife ou Olinda? Quais são as músicas associadas a esses lugares e as pessoas de lá? E quando falamos de Havana, quais imagens e sons surgem de prontidão? Qual será a paisagem sonora deste país? Mesmo sem conhecer a ilha, poderia pensar rapidamente na bandeira na imagem de Che Guevara - inspirada na icônica fotografia de Alberto Korda, nas músicas do Buena Vista Social Club, em charutos e em carros antigos.1

2Essas imagens congeladas são justamente as que Thiago Soares busca superar em seu livro. Não se trata de negá-las, mas de apresentar outras “Cubas”, tal qual Mitchell (1977) e a dança Kelela, usada como guia para a investigação de várias questões daquela sociedade. Soares segue uma linha parecida, nos dirigindo entre as ruas, apresentando relatos de seus interlocutores pelas cidades, sem que para isso precise recorrer ao imaginário estático de apenas um país isolado, precário e parado no tempo. O trabalho aborda a música e a cultura pop, partindo da revisão teórica dos conceitos até os processos de fruição na ilha, mobilizando as questões de performance, territorialidade, globalização e cosmopolitismo. O livro é fruto de incursões de campo entre 2015 e 2017, está dividido em 4 capítulos e totalizando 195 páginas. Embora seja da área de Comunicação Social, Soares optou por uma metodologia com “inspiração etnográfica”, visando um contato e interação maior com os sujeitos, embora este não seja foco do trabalho.

Author Biography

  • Walter Andrade , Universidade Federal de Pernambuco

    Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco; Vitória de Santo Antão/PE - Brasil

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Published

2024-05-16

How to Cite

Andrade , W. . (2024). “El Cuarto de Tula” tiene ahora um “lazer”. Ponto Urbe, 2(30), 1-7. https://www.revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217181