Produção das diferenças juvenis: fragmentos etnográficos sobre a educação pública estadual em Osasco/ SP

Autores

Palavras-chave:

interseccionalidade, branquitude, escolas, juventudes, diferenças

Resumo

Este artigo pretende lançar luz sobre a construção das relações sociais, predominantemente entre estudantes, em três escolas públicas estaduais situadas no município de Osasco - SP. As reflexões tiveram como base três pilares: a interseccionalidade, os estudos críticos da branquitude e estudos sobre juventudes. A partir destas discussões teóricas, foi possível refletir sobre como os estudantes e sua rede de relações na escola são atravessados por essas variáveis. Para tanto, a metodologia deste artigo foi a utilização de bibliografia específica, bem como a interlocução com a pesquisa etnográfica. A conclusão do artigo aponta para o fato de que, no escopo das três escolas pesquisadas, a interseccionalidade entre questões de classe social, sexo e raça, em diálogo com os privilégios da branquitude, são pontos fundamentais para a compreensão do processo de produção das diferenças juvenis no cotidiano escolar.

Biografia do Autor

  • Ana Carolina Batista de Almeida Farias, Universidade Federal de São Paulo

    Mestra em Educação pela Universidade de São Paulo e Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2024-05-16

Edição

Seção

Dossiê: Estudos urbanos, processos de racialização e produção da diferença

Como Citar

Farias, A. C. B. de A. . (2024). Produção das diferenças juvenis: fragmentos etnográficos sobre a educação pública estadual em Osasco/ SP. Ponto Urbe, 2(30), 1-21. https://www.revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217253