Encontrando arte com palavras: o filósofo como antropólogo

Autores/as

Palabras clave:

antropologia, palavras, texto, visão, filosofia, arte

Resumen

Aceitando o desafio de Rietveld para filósofos se juntarem a artistas e investigar as perguntas de como viver melhor, essa observação argumenta (a) que essa conjunção de filosofia e arte já está em andamento na disciplina de antropologia, (b) que não precisa ser limitada a investigações não verbais e (c) que um foco no poder performativo das palavras nos permite fechar a lacuna entre expressões visuais e textuais.

Biografía del autor/a

  • Tim Ingold, Universidade de Aberdeen

    É professor emérito de antropologia social na Universidade de Aberdeen. Realizou trabalho de campo entre os Sámis e finlandeses na Lapônia, escreveu sobre meio ambiente, tecnologia e organização social no norte circumpolar; sobre animais em sociedade humana; e sobre ecologia humana e teoria da evolução. Seu trabalho mais recente explora a percepção ambiental e a prática qualificada. Os interesses atuais de Ingold estão na interface entre antropologia, arqueologia, arte e arquitetura.

  • Mayane Batista Lima, Universidade Federal do Amazonas

    Universidade Federal do Amazonas. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFAM). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

  • Laísa Maida Pinto Lima, Universidade Federal do Amazonas

    Universidade Federal do Amazonas. Mestra em Ciências da Comunicação (PPGCCOM/UFAM). Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos (Nepam/Ufam)

Publicado

2024-05-16

Número

Sección

Traduções

Cómo citar

Ingold, T. (2024). Encontrando arte com palavras: o filósofo como antropólogo (M. B. . Lima & L. M. P. . Lima , Trans.). Ponto Urbe, 1(30), 1-5. https://www.revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217314