De passagem pela Virada Cultural

Autores

  • Giancarlo Marques Carraro Machado Universidade Estadual de Montes Claros

Palavras-chave:

Virada Cultural, São Paulo, cultura, Antropologia Urbana

Resumo

Em maio de 2012 tive a oportunidade de participar pela primeira vez da Virada Cultural, evento promovido pela Prefeitura de São Paulo. Fiquei um pouco apreensivo antes de ir, visto que os relatos que ouvira em outrora nem sempre eram em tons positivos. Algumas pessoas com as quais conversei evocaram uma suposta “desorganização” durante os shows, associadas ao “perigo” por se inserir numa multidão e por se locomover em meio a um espaço público. Tanto que me recomendaram a não levar a carteira (dinheiro e documentos deveriam ficar escondidos nos bolsos), a tomar cuidado com o celular e outros pertences, além de ter muita cautela, a fim de evitar possíveis dissabores (brigas, arrastões, etc.). Não me intimidei com esses comentários, e resolvi conferir com meus próprios olhos e ouvidos a tão famosa Virada Cultural.

Biografia do Autor

  • Giancarlo Marques Carraro Machado, Universidade Estadual de Montes Claros

    Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio pós-doutoral no Departamento de Antropologia da mesma instituição. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGDS/Unimontes-MG) e docente vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da mesma instituição. É pesquisador associado do Núcleo de Antropologia Urbana (NAU/USP) e líder do CITADINO (Núcleo de Interdisciplinar de Temáticas Urbanas da Unimontes). É autor dos livros A cidade do skate: sobre os desafios da citadinidade (Hucitec/CAPES) e De carrinho pela cidade: a prática do skate em São Paulo (Ed. Intermeios/FAPESP), e organizador da coletânea Entre Jogos e Copas: reflexões de uma década esportiva (Ed. Intermeios/FAPESP).

Referências

DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis, Editora Vozes, 2009, 16° ed.

MAGNANI, José Guilherme C. “De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, vol.17, n° 49, 2002, p. 11-29.

DOI : 10.1590/S0102-69092002000200002

_____. Rua, símbolo e suporte da experiência urbana. Disponível em http://www.n-au.org/ruasimboloesuporte.html. Acesso em 31 de maio de 2012.

_____. “Etnografia urbana”. In: FORTUNA, Carlos; LEITE, Rogério Proença (orgs.). Plural de cidade: novos léxicos urbanos. Coimbra, Almedina, 2009, p. 101-113.

SIMMEL, Georg. “O estrangeiro”. In: MORAES, Evaristo (org.). Sociologia: Simmel, São Paulo, Ática, 1983 [1908].

Downloads

Publicado

2012-07-30

Edição

Seção

Etnográficas

Como Citar