Pelas ruas de Cachoeira: arquitetura colonial que resistiu ao tempo

Autores

  • Jaqueline de Jesus Cerqueira Graduação em Comunicação Social (Rádio e TV). Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Ilhéus, Brasil.

Palavras-chave:

Ensaio fotográfico, Cachoeira, Bahia, arquitetura colonial

Resumo

A cidade baiana de Cachoeira, situada a 100 km de da capital Salvador, foi ao longo dos séculos XVIII e XIX, região produtora de açúcar, com uso de mão-de-obra escrava e também produtora de tabaco, utilizado na compra de escravos na costa africana. Situada às margens do Rio Paraguaçu, a cidade teve momentos de grande parte da produção agrícola da Bahia, principalmente açúcar e fumo. Além disso, Cachoeira foi historicamente, devido a sua privilegiada localização, cruzamento de rotas de escravos, negros fugidos e quilombolas. Este fato agregou na região comunidades que se instalaram nos antigos engenhos desativados. Hoje, essas comunidades se reconhecem como remanescentes de quilombos e mantêm vivas tradições culturais e cultivam basicamente mandioca e dendê.

Referências

ANDRADE, A. B. . Caracterização urbanística das cidades do Recôncavo Baiano. Uma análise da evolução urbana das capitais do Recôncavo Colonial (Cachoeira, Santo Amaro e Nazaré). In: IX Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2006, São Paulo. Anais do IX SHCU, 2006 Barthes, Roland. A câmara clara. Notas sobre a fotografia. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984.

Cartier-Bresson, Henri. “O momento decisivo”. In: Fotografia e Jornalismo. Bacellar, Mário Clark (org.). São Paulo, Escola de Comunicações e Artes (USP), 1971, pp. 19-26.

SANTOS, Elizabete Pereira Barbosa dos. As estratégias de sobrevivência do pequeno agricultor familiar de São José do Itaporã. Município de Muritiba. Recôncavo da Bahia. Dissertação (Mestrado) - Escola de Agronomia. Universidade Federal da Bahia, 2004.

SANTOS JUNIOR, Natalicio Batista dos. Fotografia e Memória: contra a ação do tempo, foto fortalece tradição das técnicas de memorização. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA, 5., 2008, São Paulo

Projeto Rotas da Alforria: trajetórias da população afro-descendente em Cachoeira, na Bahia (IPHAN). Disponível em: <http://laced.etc.br/site/projetos/em-andamento/rotas-da-alforria/> Acesso em 2 de dezembro de 2015.

Downloads

Publicado

2016-02-10

Edição

Seção

Ensaios Fotográficos

Como Citar

Cerqueira, J. de J. . (2016). Pelas ruas de Cachoeira: arquitetura colonial que resistiu ao tempo. Ponto Urbe, 18, 1-8. https://www.revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217522