Em busca dos espaços públicos de brincar: um estudo das infâncias contemporâneas na cidade de Vitória-ES

Autores

  • Marina Simone Dias Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v25i45p102-117

Palavras-chave:

Espaço público. Espaço lúdico. Infância. Cidadania. Vitória - ES.

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa de pós-doutorado “Espaços lúdicos infantis: de Barcelona/Espanha a Vitória/Brasil (PPGAU-UFES, 2015-2016)”, cujo estudo de campo desenvolvido em Vitória - ES constitui sua base empírica. O pensamento crítico aqui exposto se constrói a partir da articulação entre campos do conhecimento adjacentes à Arquitetura e Urbanismo, como planejamento urbano, cultura urbana, educação e sociologia da infância. O trabalho se aproxima do objeto real - os sujeitos-crianças - através da infância de Vitória - ES usuária dos seus espaços lúdicos. Na inter-relação entre cidade contemporânea e infância urbana, o objetivo é introduzir algumas perspectivas acerca do lugar da criança na cidade: no espaço e na sociedade. Mais especificamente, busca-se construir uma leitura transdisciplinar para entender o potencial dos espaços públicos das grandes cidades brasileiras[1], as dinâmicas sociais e práticas infantis sobre a cidade, e o real papel que desempenham no desenvolvimento da infância, na sua sociabilidade e construção da cidadania.


[1] É importante pontuar que utilizamos o termo “grandes cidades” para abarcar tanto as cidades “médias”, quanto as “grandes” e as “metrópoles”, caracterizadas por problemáticas socioespaciais semelhantes. Segundo dados do IBGE (2010), cerca de 50% da população brasileira vive em cidades com mais de 100 mil habitantes.

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Publicado

2018-04-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dias, M. S. (2018). Em busca dos espaços públicos de brincar: um estudo das infâncias contemporâneas na cidade de Vitória-ES. PosFAUUSP, 25(45), 102-117. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v25i45p102-117