Multiescalas de análise urbana para sistemas cicloviários

Autores

  • Thiago Maioli Lanziotti Faculdade Concórdia
  • André Souza Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Escola Politécnica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v24i44p12-26

Palavras-chave:

Mobilidade urbana. Transporte não-motorizado. Planejamento urbano. Sistema cicloviário. Modal bicicleta.

Resumo

A proposição de sistemas de mobilidade para bicicletas tornou-se foco nos últimos anos devido aos problemas de deslocamento apresentados nas grandes cidades. A presente pesquisa explora métodos de avaliação do espaço urbano em diferentes escalas, a fim de verificar a aplicabilidade conjunta de tais metodologias com o intuito de embasar a leitura mais eficaz do espaço urbano, servindo de subsídio ao planejador urbano na proposição de estruturas destinadas aos modais não-motorizados, em específico o sistema cicloviário. Buscou-se avaliar quais metodologias, qualitativas e quantitativas, aplicadas em conjunto, podem subsidiar o planejamento do transporte por bicicleta. A aplicação da metodologia multiescalas serve de subsídio para a definição de áreas a serem avaliadas, em que o recorte inicia-se na escala de cidade e finaliza na escala local, passando pela escala de bairro. A leitura do espaço urbano utilizando diversas escalas possibilita melhor compreensão da área urbana como um todo e os aspectos que induzem as pessoas a utilizarem os modais não-motorizados, principalmente a bicicleta.

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Biografia do Autor

  • Thiago Maioli Lanziotti, Faculdade Concórdia


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Publicado

2017-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lanziotti, T. M., & Silva, A. S. (2017). Multiescalas de análise urbana para sistemas cicloviários. PosFAUUSP, 24(44), 12-26. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v24i44p12-26