O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Podem candidatar-se alunos de graduação ou graduados há no máximo 01 ano, que não não estejam inscritos em programas de pós-graduação (lato ou stricto sensu).
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • É vedada a publicação num mesmo volume de trabalhos de mesma autoria, mesmo que seja em co-autoria.
  • É vedada a publicação de textos de mesma autoria numa mesma seção em volumes seguidos, com exceção se for de co-autoria.
  • O arquivo da submissão está em formato DOC ou DOCX.
  • A bibliografia deve estar completa, incluindo a paginação dos artigos e eventuais referências em URL. As citações devem ser realizadas conforme padrão da revista e devem primar pela precisão.
  • O texto deve estar em espaçamento 1,5; utilizar fonte Times New Roman tamanho 12; empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas devem estar inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O periódico não publica artigos com mais de dois autores.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores:
A revista aceita artigos originais, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, além de poemas, contos e críticas (itens estes que compõem a seção “fora do expediente”), que deverão estar em conformidade com as diretrizes encontradas abaixo em "Condições para submissão".
 
 
Condições para submissão:
Os originais devem ser enviados em formato DOC ou DOCX, e devem ser obrigatoriamente submetidos por meio de nosso portal OJS (https://www.revistas.usp.br/primeirosescritos/about/submissions) até o dia 04 de Abril. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail: primeirosescritosfflch@gmail.com
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade do texto submetido em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores para ajustes.
 
ANONIMATO

 
Não deverá constar nenhuma identificação no corpo do texto nem nas propriedades do documento. Nesse sentido, é necessário que o autor nos envie as informações pessoais na aba Comentários ao Editor no seguinte modelo:
Nome completo: ex. Robson Carvalho dos Santos
Universidade e Faculdade: ex. USP-FFLCH
Curso: ex. Filosofia
Semestre atual: ex. 9° 
Agência de fomento: ex. Fapesp
Email: ex. RCS123@gmail.com
 
FORMATAÇÃO DO TEXTO

O texto (seja qual for a seção em vista) deverá apresentar as seguintes características de formatação:
- arquivo da submissão deve estar em formato DOCX ou DOC.
- Espaçamento entre linhas 1,5;
- Fonte Times New Roman, tamanho 12pt;
- Margens esquerda e superior de 3cm e direita e inferior de 2cm;
- Empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL) para itens em destaque e termos estrangeiros;
- Trazer as figuras (com alta resolução) e tabelas inseridas no corpo do texto e não no final do documento na forma de anexos. Aqueles que usarem imagens e tabelas devem apresentar os direitos autorais, a menos que sejam de domínio público. 
- As citações e referências bibliográficas, bem como a bibliografia completa (que deve estar ao fim do texto) deverão ser inseridas conforme descrito no Padrão de Citações e Padrão de Referências.
 
IDIOMA

Serão aceitos textos em português ou espanhol. 
 
TAMANHO OU DIMENSÃO

  • Artigos: Os artigos enviados para publicação devem ser inéditos e conter no máximo 20 páginas, incluindo resumo, abstract, palavras-chave, keywords, bibliografia e notas;
  • Entrevistas: máximo de 15 páginas, incluindo bibliografia e notas;
  • Traduções: as traduções enviadas para publicação devem ser inéditas e conter no máximo 20 páginas, incluindo bibliografia e notas. Traduções maiores poderão ser submetidas por partes. Ademais, para a publicação de traduções é necessário apresentar autorização para eventual publicação na revista, datada e assinada pelo(s) responsável(eis) pelos direitos autorais do texto traduzido
  • Poemas e contos: estes devem conter no máximo 10 páginas, incluindo toda e qualquer nota explicativa ou imagem utilizada na obra. O tema é livre para esta seção;

  • Resenhas: As resenhas de um livro, ou de vários livros que tratem do mesmo tema, devem conter no máximo 10 páginas, incluindo bibliografia e notas. As resenhas devem apresentar no início do texto a referência completa das obras analisadas. Além disso, só serão aceitas resenhas de publicações com até 3 anos de lançamento. 
 
APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS SUBMETIDOS
 
- Título: Deve constar o título no idioma escolhido (português ou espanhol) e também sua versão em inglês.

- Nome dos autores: Os nomes serão publicados da maneira como forem enviados, bem como a titulação acadêmica e indicação da instituição a que cada autor está filiado.

- Auxílio: Se o trabalho foi subvencionado, deve-se indicar a entidade que concedeu o auxílio.

- Notas: Comentários e notas substantivas podem vir em nota de rodapé, de acordo com as normas editoriais da revista. Para referências e citações bibliográficas, conferir os itens Padrão de Citações e Padrão de Referências.

- Agradecimentos: Caso necessário, devem ser breves e dirigidos apenas a pessoas ou instituições que contribuíram para a elaboração do trabalho e devem vir no início do trabalho.

- Resumo: As submissões no formato de artigo devem ser acompanhadas de resumo de no mínimo 50 e no máximo 200 palavras, na língua do artigo e em inglês.
 
- Palavras-chave: As submissões no formato de artigo podem ter até 5 palavras-chave, na língua do artigo e em inglês, separadas por ponto e vírgula (;).


PADRÃO DE CITAÇÕES

De acordo com as especificações da revista, o padrão de citações será aquele conhecido como padrão americano (ou, padrão autor-data). Desse modo, seguem os procedimentos para cada tipo de citação:

- Citação com um autor: "Silva, 2014, p. 5", quando a citação estiver ao corpo do texto ou "(SILVA, 2014, p.5)", quando não for o caso;
- Citação com dois autores: “Silva e Santos, 2014, p. 5” ou “(SILVA; SANTOS, 2014, p. 5)”;
- Citação com três autores: “Silva, Santos e Oliveira, 2014, p. 5” ou “(SILVA; SANTOS; OLIVEIRA, 2014, p. 5)”;
- Citação com mais de três autores: “Silva [et al.], 2014, p. 5”, ou "(SILVA [et al.], .
 
- Citação de autor entidade: “Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2014” ou (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2014);

- Citação de material sem autoria: indica-se a primeira palavra significativa do título em letras maiúsculas, seguida de reticências: (CONTOS..., 1912).
 
 


Observações importantes:

Exemplos de citação:
Indireta – quando o autor a que se faz referência na citação está sendo apenas parafraseado (sem aspas):
A ironia seria assim um forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982)

Direta – quando o autor do texto utiliza uma passagem – ipsis litteris – um trecho, um fragmento de um autor:
"Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia (...)" (DERRIDA, 1967, p. 293).

Direta com mais de três linhas – quando um trecho citado ultrapassar 3 (três) linhas, deve-se tomar o procedimento de: recuo de 4 cm, retirar as aspas, justificar o texto, modificar o tamanho da fonte para 11 e colocar espaçamento simples. Ex.:
 
A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181)
 
Com relação aos casos de citações que omitirem partes das sentenças, deve-se usar três pontos entre parênteses.

"Desse modo, a filosofia analítica se distancia da continental por razões, salvos dados enganos, que ultrapassam o regime de suas escolhas objetais." (VALÉRIO, 2015, p. 69)
"a filosofia analítica se distancia da continental por razões (...) que ultrapassam o regime de suas escolhas objetais." (VALÉRIO, 2015, p. 69)

Nos casos em que for necessário se valer de palavras que não estão no texto original, a fim de corrigir o sentido que o autor quer dar à passagem, deve-se utilizar colchetes para indicar tais inclusões. Ex.:
 
"Desse modo, a filosofia analítica se distancia da continental por razões, salvos dados enganos, que ultrapassam o regime de suas escolhas objetais." (VALÉRIO, 2015, p. 69)
"Desse modo, [uma se distancia da outra] por razões, salvos dados enganos, que ultrapassam o regime de suas escolhas objetais." (VALÉRIO, 2015, p. 69)
 
- Comentários e notas substantivas devem vir em nota de rodapé, de acordo com as normas editoriais desta revista.

PADRÃO DE REFERÊNCIAS
 
- Norma utilizada: ABNT NBR 6023;

- Quando a referência possuir mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se na sequência a expressão “et al.”;

- Destaques: inserir destaques em itálico nos títulos completos de livros, periódicos, teses, dissertações, Anais, etc.;

- Os títulos dos periódicos devem ser apresentados por extenso, sempre indicando o local de publicação.
 
Livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome abreviado. Título em itálico: subtítulo sem itálico. Trad. Nome e Sobrenome do tradutor. Número da Edição, caso não seja a primeira. Local de publicação: nome da editora, ano.

Exemplos:

- Um autor:
LEBRUN, G. Kant e o fim da metafísica. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

- Dois autores:
BOEHNER, P.; GILSON, E. História da filosofia cristã: desde as origens até Nicolau de Cusa. Trad. Raimundo Vier. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1982
 
- Mais de três autores:
SOBRENOME DO PRIMEIRO AUTOR, Prenome abreviado. et al. Título em itálico: subtítulo. Trad. Nome e Sobrenome do(s) tradutor(es). Número da Edição, caso não seja a primeira. Local de publicação: nome da editora, ano.
 
Capítulos de livro e coletâneas:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome abreviado. Título do ensaio. In: SOBRENOME DOS ORGANIZADORES, Prenome abreviado dos organizadores. Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da Edição, caso não seja a primeira. Local de publicação: nome da editora, ano. paginação.

Capítulos de livro ou coletânea cujo autor é também o organizador:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome abreviado. Título do ensaio. In: ______. (Org.). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da Edição, caso não seja a primeira. Local de publicação: nome da editora, ano. paginação.

Artigo em periódico impresso:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome abreviado. Título do Artigo. Nome do Periódico em Itálico, local de publicação, volume, número do periódico, paginação, ano.

Artigos de periódicos online:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome abreviado. Título do Artigo. Nome do Periódico em Itálico, local de publicação (se houver), volume, número do periódico, paginação, ano. Disponível em: [URL ou DOI]. Acesso em: [data do acesso apenas para URL].
 
Artigos sem nome do autor

TÍTULO do artigo. Nome do Periódico em Itálico, local da publicação, volume e número do periódico, paginação, ano.

Obs.: Neste caso, a primeira palavra significativa do título escreve-se sempre em maiúscula (CAIXA ALTA).
 
Monografias, Dissertações e Teses impressas:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome abreviado. Título em itálico: subtítulo. Ano. Número total de páginas. Grau acadêmico (Área de Estudos) – Instituição em que foi apresentada, Local, ano

Dissertações e Teses em formato eletrônico:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome abreviado. Título em itálico: subtítulo. Ano. Número total de páginas. Grau acadêmico (Área de Estudos) – Instituição em que foi apresentada, Local, Ano. Disponível em: [URL ou DOI]. Acesso em: [data do acesso apenas para URL]

Livros eletrônicos online ou em formato PDF:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome abreviado. Título em itálico: subtítulo. Local e Editora (se houver), ano [E-book versão online ou PDF E-book ] Disponível em: [URL ou DOI]. Acesso em: [data do acesso apenas para URL].

Livros digitais (Kindle, Kobo, Adobe Digital etc.):
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome abreviado. Título em itálico: subtítulo em itálico. Tradutor. Local da publicação: Editora (se houver), ano. Versão Kindle, versão Kobo, etc. Doi e URL (não obrigatório)

Trabalhos apresentados em congressos:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome abreviado. Título. In: NOME DO EVENTO (EM CAIXA ALTA), número do evento, ano do evento, local do evento. Anais... [ou Caderno de Resumos... em itálico]. Local: Editora, ano. paginação
 
Entrevistas:
SOBRENOME, Prenome abreviado do entrevistado. Título: subtítulo (se houver) do artigo. [data da entrevista]. Entrevistador: .... Nome do Periódico (em itálico), Local de publicação, volume, número do periódico, paginação, data.
 
Resenhas:
SOBRENOME, Prenome abreviado do(s) autor(es) do livro. Título: subtítulo (se houver) do livro. Local de publicação: Editora, data de publicação do livro. Resenha de SOBRENOME, Prenome abreviado do autor da resenha. Título da resenha: subtítulo (se houver). Nome do periódico (em itálico), Local, volume, número do periódico, paginação, data de publicação da revista.
 
O artigo também deverá conter os seguinte itens pré-textuais:
 
TÍTULO: SUBTÍTULO (Caso o artigo tenha subtítulo)
TITLE IN ENGLISH: SUBTITLE IN ENGLISH
 
Resumo: O resumo (em português) deve ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 11, com espaçamento entre linhas do tipo simples, com alinhamento justificado. Ele deve ser apresentado sem parágrafo e sem referências bibliográficas, contendo no máximo 200 palavras. Deverá conter a questão de pesquisa, o objetivo do trabalho, os procedimentos metodológicos, apresentar sucintamente os resultados e/ou discussões. Sugere-se evitar o uso de citações e siglas no resumo.
 
Palavras-chave: Palavra-chave1; Palavra-chave2; Palavra-chave3; Palavra-chave4; Palavra-chave5.
 
Abstract: The abstract should be written using Times New Roman font, size 11, single line spacing...
 
Keywords: Keyword1; Keyword2; Keyword3; Keyword4;  Keyword5.
 
(Corpo do texto)

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.